Se você está procurando exercícios para nervo ciático, você chegou ao texto certo. Imagino que deva estar penando com dores terríveis e não vê a hora de aliviá-las logo!
Primeiro, você vai entender o que é o tal do nervo ciático. Pra quê ele serve e por que ele inflamou?
Em seguida, vai saber qual é a relação dele com a sua postura atual. Sim, se sua coluna não está retinha, ela pode ser a causadora dessa dor horrorosa no seu ciático!
Trouxe também um teste rapidinho pra você descobrir se a dor que sente é realmente no ciático. Pode ser que não, mas pode ser que sim: vem saber a resposta!
Aí vem a parte prática: vamos juntas realizar 2 exercícios milagrosos pra sumir com essa dor. Se você seguir o passo a passo de cada um, pode apostar que o alívio vai ser imediato!
Por último, ainda separei um presente especial pra você, querida leitora. Se ficar comigo até o final, além de tudo isso ainda vai sair presentada com uma chave de virada pra sua vida!
Então, se você veio buscar exercícios para nervo ciático, vai ganhar isso e muito mais! Vamos juntas!
Antes dos exercícios para nervo ciático, a pergunta: “Mas o que é, afinal, esse tal nervo?”
Sei que você deve estar com dor e não vê a hora de praticar os exercícios para aliviá-la. Por isso vou ser breve aqui, mas acho que é super necessário que você entenda o que é, afinal de contas, esse nervo que está dando tanto trabalho.
Bem, o nervo ciático, como qualquer nervo do corpo, serve como ponte entre uma parte do corpo e o sistema nervoso central. Ou seja, ele capta estímulos do ambiente e leva essa mensagem pro cérebro, depois envia a resposta ao membro onde está localizado.
O ciático é o maior nervo de todo o nosso corpo, começando lá da nossa lombar (no final da coluna) e indo até os pés! Dá só uma olhada na imagem abaixo pra visualizar o tamanhão que ele possui:
Enorme, não é? Isso mostra a grande importância que ele tem, sendo responsável pelo controle de articulações do quadril, dos joelhos e até dos tornozelos, sem contar dos músculos das pernas e dos pés.
Mas, por outro lado, quanto mais longo o nervo, mais partes do corpo doem quando ele resolve inflamar… Por isso, quando o ciático está inflamado, a tendência é que, mesmo que a dor comece na coluna, ela irradie por todas essas partes do corpo.
A inflamação acontece quando há uma compressão do nervo pelas vértebras da lombar. Uma vez inflamado, o nervo vai levar essa dor por toda a parte posterior (parte de trás) da perna, indo até lá nos pés.
Pra piorar a situação, segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, essa condição é mais comum do que você pode imaginar.
Além de possuir uma incidência de 13%, mais da metade da população (60%) está suscetível a sofrer com esse incômodo algum dia.
E é justamente por isso que, hoje, você vai aprender 3 exerícios para nervo ciático maravilhosos! Eles vão proporcionar o alívio imediato da dor, por isso, fica comigo até o final!
Mas, agora que você já sacou qual o papel desse grande nervo do seu corpo, chegou a hora de entender porque a sua postura pode ser a verdadeira vilã da história!
O que o nervo ciático tem a ver com a minha postura?
Você já entendeu que o nervo ciático pode inflamar quando há uma compressão pelas vértebras da coluna. Mas, na prática, o que isso significa?
Nossa coluna é formada por pequenos discos, que são chamados vértebras. Quando nossa coluna está retinha, esses discos ficam cada um no seu quadrado, sem causar problemas.
Já quando nossa coluna está com algum desvio, como é o caso da hiperlordose, a história é outra…
Se você leu este outro artigo aqui do Blog, já sabe que existem vários tipos de desvio postural que nossa coluna pode apresentar. Um dos mais comuns é a hiperlordose, que ocorre quando nossa lombar está projetada pra frente.
Isso gera um tipo de “buraco” na parte de trás do nosso quadril e joga nossa barriga lá pra frente. Mas, além disso, esse desvio faz com que as vértebras (os discos da coluna) pressionem umas nas outras, “pinçando” os nervos que ficam próximos delas.
Isso quer dizer que esse nervo fica sendo esmagado pelos discos da coluna. Obviamente, isso causa dores intensas e inflama o coitadinho do nervo.
Além da má postura, que é a principal causadora do nervo ciático inflamado, existem outros 2 fatores de risco. Por isso, listei aqui quais são eles e uma breve explicação de cada um:
- Obesidade: Se você está acima do peso, há grandes chances de sua coluna ser pressionada e essa compressão das vértebras pode acontecer
- Sedentarismo: Mesmo que você seja uma pessoa magra, se seus músculos estiverem fracos, a coluna vai entortar e essa compressão também tende a acontecer
Mas, e agora, será que essa dor que você está sentindo é realmente no nervo ciático? Ou será que é uma dor local na perna?
Bora aprender como fazer essa diferenciação pra você nunca mais ter dúvidas. Vou ensinar um teste rapidinho que você pode aplicar aí mesmo da sua casa pra saber se está com o ciático inflamado, se prepare!
Teste rápido: Descubra se sua dor é nervo ciático inflamado!
Por acontecer na coluna, mas irradiar pra outras partes do corpo, essa inflamação pode deixar muita gente em dúvida. Algumas pessoas não sabem se a dor que sentem é exclusiva da perna ou se é por conta do nervo ciático.
Mas tem um teste bem simples que você pode fazer pra sanar essa dúvida! Ele é rápido e você pode fazê-lo aí mesmo de onde estiver.
Segue aqui um vídeo para você fazer esse teste junto comigo:
E aí, foi muito difícil? Apesar de ser um teste bem fácil e rápido, ele não vai mentir, vai apontar exatamente pra onde está a sua dor.
Se você percebeu que a sua dor começa desde a coluna e desce pela perna, há grandes chances de ser um nervo ciático inflamado! Já se a dor que você percebeu não afeta sua coluna, mas pega somente alguma parte da perna, pode descartar a hipótese do nervo.
Pronto! A essa altura você já sabe identificar se sua dor é causada por uma inflamação no ciático!
E, se for isso mesmo, você vai amar a próxima parte desse artigo! Chegou a hora de arregaçar as mangas e praticar 2 exercícios para nervo ciático que vão aliviar demais essa dor que está sentindo!
2 exercícios de alívio imediato: Vença a dor do nervo ciático inflamado!
Chegou a parte pela qual muitas de vocês estavam esperando! Ela é uma recompensa pra você que me acompanhou até aqui!
Arrume um lugar com espaço pra você se exercitar, porque vamos praticar 2 exercícios fantásticos! Eles são justamente preparados para aliviar as dores dessa inflamação no nervo ciático.
Sem mais demora, vamos nos mexer!
Exercício 1: Alongamento com parede
Este é um dos exercícios para nervo ciático mais poderosos! Para ele, você vai precisar se deitar no chão, próxima a uma parede.
Segue o passo a passo pra fazê-lo:
- Estique as duas pernas e encoste os pés na parede
- Escolha uma das pernas e cruze por cima da outra
- Dobre o joelho da perna que está por baixo, escorregando a sola do pé pra baixo na parede
- Segure nessa posição por cerca de 5 a 7 segundos
- Depois, desdobre o joelho e suba a perna retinha, escorregando a sola do pé na parede para cima
- Feito isso, descruze as pernas
- Troque a posição das pernas, a que estava por baixo vai cruzar por cima agora
- Faça o mesmo movimento
- Repita esses movimentos 5 vezes em cada perna
Pra ficar mais fácil, resolvi trazer um vídeo em que eu faço o exercício todo. Presta atenção aos movimentos e experimente fazer junto comigo:
Exercício 2: Alongamento de piriforme
Mais um exercício poderoso! Segue o passo a passo dele aqui:
- Comece deitada, com as duas pernas dobradas
- Cruze uma das pernas por cima da outra
- Com as duas mãos, segure a parte de baixo da perna que está por baixo
- Puxe a perna para trás até o seu limite e conte 10 segundos
- Retorne as pernas à posição inicial
- Agora vai inverter as pernas, a que estava embaixo agora vai cruzar por cima
- Puxe com as mãos a perna que está por baixo e conte 10 segundos
- Repita o movimento 2 vezes em cada perna
Também separei um vídeo para você acompanhar o passo a passo juntinho comigo! Olha só:
O método comprovado para nunca mais sofrer com o nervo ciático inflamado!
Neste texto, você compreendeu o que é o nervo ciático e porque ele insiste em inflamar. Também entendeu qual a relação disso com sua postura, além de ter acesso a exercícios para aliviar as dores nesse nervo.
Apesar desses exercícios serem maravilhosos para aliviar a dor, eles são só uma parte do processo. Para nunca mais sofrer com o nervo ciático inflamado, você vai precisar cuidar da sua postura!
E a hora é agora! Se você já gostou desses exercícios para nervo ciático, vai simplesmente amar a surpresa que preparei pra você!
Chegou o momento de eu lhe dar um presente mais do que especial: a chance de você melhorar sua qualidade de vida pelo menor preço e com o maior conforto!
Eu quero lhe apresentar o meu programa de ginástica postural totalmente online: o Postura de Diva! Você pode fazer os exercícios aí mesmo da sua casa, para nunca mais sofrer com uma coluna torta.
Assim como nesses exercícios para nervo ciático que apresentei acima, todos os exercícios do programa são super rápidos e fáceis de fazer! Você vai viver na pele um passo a passo que vai alinhar os desvios da sua coluna e transformar sua postura!
Com o progama Postura de Diva, você trará mais qualidade e saúde para o seu dia a dia, conquistando uma postura muito mais elegante, confiante e poderosa, que eu tenho certeza de que você merece ter!
Então, se você realmente deseja transformar o seu corpo, melhorando sua postura e acabando com as dores, faça seu cadastro clicando no botão abaixo. Assim, você já vai conhecer a página de apresentação do programa Postura de Diva!
Você pode assistir o vídeo de apresentação e conferir os resultados incríveis e inspiradores de mulheres que se livraram da má postura, da barriga saliente e das dores nas costas de uma vez por todas!
Se você quer saber como ter uma postura mais elegante e viver uma vida livre das dores, invista no método certo e direcionado para isso. Espero você nessa nova turma!
Beijos carinhosos da equipe Andreza Bello.