Como evitar efeito sanfona: você reta pra sempre!

Como evitar efeito sanfona é uma pergunta que atormenta muitas mulheres. E o pior de tudo é que, mesmo que você nem faça ideia do que isso significa, com certeza já deve ter sofrido com esse efeito.

Por isso, resolvi trazer neste texto tudo o que você precisa saber sobre esse assunto polêmico e, principalmente, como deixar de ficar refém dele. Chega de fazer dietas malucas, dar o sangue na academia ou se sufocar com coletes: agora é sua hora de mudar!

Então, se você é daquelas que já tentou de tudo para transformar o seu corpo mas sempre acaba voltando à estaca zero, precisa ficar comigo até o final desse texto. Eu sou Andreza Bello, fisioterapeuta há 25 anos, e hoje nós vamos falar sobre o “efeito sanfona” da postura!

Pra começo de conversa, você tem que entender o que, afinal, é esse tal efeito e o que ele tem a ver com a sua postura. Depois, é claro, não podemos deixar de falar sobre como evitar efeito sanfona daqui pra frente, com algumas dicas e exercícios poderosos!

Agora, se ajeite aí onde estiver, porque essa vai ser uma das últimas vezes em que você vai precisar se lembrar de corrigir a coluna. Desse texto em diante, a sua qualidade de vida vai mudar para melhor, eu prometo!

Ah, e como sempre faço, separei uma surpresa mega especial para quem me acompanhar nessa leitura do começo ao fim (e vale a pena, viu?). Vamos juntas!

O que é o efeito sanfona?

“Como evitar efeito sanfona” é uma pergunta bem buscada no Google e você sabe o porquê? Muitas mulheres penam tentando perder peso para parecerem mais magras, mas pouquíssimas conseguem resultados duradouros.

Você mesma já deve ter experimentado dietas por um certo tempo e até chegou a emagrecer, ficou feliz e esperançosa, pensando “dessa vez vai!”. Mas daí se passaram os dias e tudo o que você tinha perdido com tanta luta voltou com extrema facilidade.

Esse movimento de ganhar e perder peso, engordar e emagrecer com frequência é apelidado de “efeito sanfona”. Isso porque o nosso corpo fica parecendo mesmo com o instrumento, que vai e volta sem parar, ficando até flácido.

Então, no lugar da alegria, vem a frustração e a esperança dá lugar ao pessimismo. Você, como muitas mulheres, já deve ter pensado que o seu caso não teria mais jeito.

Isso acontece porque, além de afetar a saúde do seu corpo (já que ele fica mais propenso a desenvolver doenças), o efeito sanfona também afeta a sua autoestima… E a principal causa para que ele aconteça é simples: desconhecimento!

Pois é, muita gente acaba optando por emagrecer de forma rápida, mas sem muitos cuidados, sem o acompanhamento de um profissional e sem saber o que fazer para manter os resultados depois. E isso só pode dar ruim, não é mesmo?

Segundo a nutricionista Tatiana Zanin, ao portal Tua Saúde, uma das principais causas do efeito sanfona do peso é praticar dietas muito restritivas. Agora, vem cá: e se eu te contasse que o danado do efeito sanfona também tem tudo a ver com a sua postura?

Exatamente isso que você leu: assim como você volta a engordar quando tenta emagrecer do jeito errado, a sua postura também volta a tombar se você não sabe como melhorá-la!

Se lembra de quando você era mocinha e os adultos ficavam enchendo a sua paciência para ficar retinha e prestar atenção à postura. Qual foi o resultado disso?

Eu te digo: você até se corrigia na hora, mas, quando menos esperava, já estava corcunda de novo. E isso lhe deixava triste e com raiva, porque as pessoas faziam você pensar que a culpa era sua por não melhorar, que era desleixada, preguiçosa e sem força de vontade.

Mas o que nem elas e nem você sabiam era que o verdadeiro vilão dessa história não é uma pessoa, mas sim um efeito! E, agora, você vai entender de uma vez por todas como evitar o efeito sanfona!

O que o efeito sanfona tem a ver com a postura?

Bem, até aqui você já entendeu o que significa o efeito sanfona relacionado ao peso corporal. Aquele tal de emagrece, mas engorda tudo de novo, com o qual muitas de nós já até se acostumaram (mas não deveriam)…

Só que, agora, nós vamos compreender melhor como esse efeito também prejudica a sua postura! Então, se você sofre com corcunda, cabeça jogada para a frente, ombros caídos e barriguinha saliente, mas não consegue mudar, vai sacar o porquê.

Neste outro texto aqui do Blog eu expliquei sobre os músculos posturais e a importância de fortalecê-los para ter uma boa postura. Entender isso é importante, porque o efeito sanfona aparece justamente quando não temos força muscular suficiente.

É só você pensar em uma casa: para que ela se sustente em pé, é necessário que tenha uma estrutura forte, com pilares bem resistentes, tijolos bem encaixados e a argamassa para unir tudo bem juntinho.

O mesmo acontece com o nosso corpo, já que a coluna é o seu principal “pilar” de sustentação. Se ela está fraca e, principalmente, se os músculos que ficam em volta dela não são exercitados, você pode tentar quantas vezes quiser, mas vai tombar de novo…

E é a esse movimento de “arruma a postura, cai de novo; arruma a postura, tomba novamente” que chamamos de efeito sanfona da postura. E eu sei, leitora, o quanto ele é frustrante e costuma tirar a esperança de quem quer melhorar.

Mas eu estou aqui, formada há mais de 25 anos e, hoje, a maior especialista em postura no Brasil, para lhe dizer: Calma, o seu caso tem solução!!

Não importa se você convive com essa má postura há décadas, não importa a sua idade atual, não importa nem mesmo se você acredita que não vai conseguir. Existe um jeito certo para evitar o efeito sanfona da postura e seu caminho é o seguinte:

  • Ganhar consciência corporal
  • Estimular e ativar os músculos certos
  • Aprender a respirar do jeito certo (e não pela barriga)
  • Alinhar os principais desvios
  • Fortalecer a musculatura postural
  • Manter os resultados e automatizar a boa postura

Esse é um resuminho do passo a passo que você precisa seguir para evitar o efeito sanfona e dar adeus à má postura. Seguindo esses passos, você nunca mais vai precisar se preocupar em lembrar de ficar reta, porque esse já vai ser o natural no seu corpo!

Nos textos aqui do Blog, eu sempre gosto de trazer a teoria para você entender melhor sobre os assuntos, mas gosto mais ainda da ideia de você experimentar na prática o que estou explicando.

Por isso, separei agora alguns exercícios posturais para que já possa sentir na própria pele como eles fazem diferença no seu corpo desde a primeira vez que os pratica! Encontre um lugar com espaço e bora se exercitar junto comigo!

4 exercícios para evitar o efeito sanfona da postura e ficar retinha para sempre!

Que maneira melhor de evitar o efeito sanfona da postura, senão botando o corpo para se mexer?! E, olha só que presentão eu trouxe para você que está junto comigo nessa leitura: Não 1, mas 4 exercícios poderosos para acabar com a má postura!

Para mim, é sempre um prazer ter a sua companhia nas leituras aqui do Blog, então, nada mais justo que trazer alguns mimos para você já sair daqui uma mulher transformada!

Sem mais demora, coloque uma roupa confortável, levanta o bumbum daí e vem com a fisio colocar a mão na massa! Aqui embaixo, você vai encontrar um vídeo demonstrando os 4 exercícios e, em seguida, a explicação do passo a passo de cada um:

Combo poderoso de 4 exercícios que vão te ajudar a evitar o efeito sanfona da postura!

Primeiro exercício

O primeiro exercício desse combo para evitar efeito sanfona vai começar com você deitada de barriga para baixo. Você vai precisar de uma barra ou algo parecido para segurar com as duas mãos (pode improvisar com um cabo de vassoura, por exemplo).

Com a barra em mãos, você vai levantá-la, sentindo abrir bem as suas escápulas (que são as asinhas das nossas costas). Mas, atenção: somente os braços e a parte de cima do seu tronco é que sobem, enquanto a barriga fica travadinha no chão.

Fará 2 séries de 5 repetições.

Segundo exercício

Aproveitando que você já está de barriga para baixo, deixe a barra de lado e posicione os braços ao lado do corpo, formando um ângulo de 90º com a articulação do cotovelo.

Neste exercício, você vai simular uma posição de quem cai de paraquedas, subindo e descendo os braços (que estão dobrados ao lado do corpo) e o abrindo o peitoral.

Pode repetir esse movimento em 2 séries de 5 repetições.

Terceiro exercício

Ainda de barriga para baixo, você vai agora esticar os dois braços lá na frente e as duas pernas lá para trás. Daí, vai, ao mesmo tempo, dobrar as pernas para cima e esticar os braços para trás (como se quisesse agarrar as suas pernas dobradas).

Então, é só voltar para a posição original, com o corpo todo esticado (braços para a frente e pernas para trás). Vai fazer esse movimento em 2 séries de 5 repetições cada uma.

Quarto exercício

Este exercício vai exigir um pouco da sua coordenação motora. Você também vai realizá-lo deitada de barriga para baixo, por isso, é legal que tenha um colchonete para não ficar tão desconfortável.

Nele, você vai iniciar com os dois braços esticados lá na frente e as duas pernas também esticadas lá para trás. Aí, vai escolher um braço e levantá-lo, ao mesmo tempo em que levanta a perna oposta!

Isso quer dizer que, se você começar levantando o braço esquerdo, vai ter de levantar junto a perna direita. E se lembre de fazer 2 séries de 10 movimentos, sendo 5 para cada lado, tudo bem?

Como ficar retinha para sempre: diga adeus ao efeito sanfona!

Hoje, você entendeu o que é o efeito sanfona da postura e porque ele é o responsável por você não ter conseguido transformar o seu corpo até hoje.

E, como sempre gosto de fazer, apresentei o problema, mas trouxe soluções práticas para você resolvê-lo: 4 exercícios poderosos para começar a praticar! Tenho certeza de que você já sentiu alguma diferença por aí, não é mesmo?

Apesar desses exercícios que passei acima serem maravilhosos, eles são só uma parte do processo. Como você aprendeu, existe todo um passo a passo que você precisa vivenciar para finalmente poder dizer: uau, tenho uma postura nova em folha para sempre!

Então, se você já gostou desse conteúdo, vai simplesmente amar mais essa surpresa que preparei pra você!

Chegou o momento de eu lhe dar um presente mais do que especial: o meu Manual da Boa Postura 100% gratuito!

Ele é um livro inteirinho repleto das melhores informações que acumulei e estudei ao longo dos meus anos como especialista em postura! Lá você encontrará inúmeras dicas práticas para já começar a aplicar no seu dia a dia!

São quase 60 páginas de informações, dicas e técnicas pra quem deseja conquistar a postura dos sonhos, aprender melhor sobre todos os tipos de problema na coluna e como acabar com eles!

Eu, se fosse você, agarraria essa chance agora, porque você não paga nada e ainda sai sabendo mais sobre o passo a passo completo para iniciar a sua transformação!

Para baixar o Manual é só clicar no botão abaixo. Você vai ser redirecionada a uma página de cadastro que só vai pedir seu nome e um endereço de e-mail para o qual vamos enviar o livro digital para você:

Já pode se despedir do corpo sanfona e dar as boas vindas a um novo corpão violão!

Beijos carinhosos,

Redação da equipe Andreza Bello.

Loading

Leia também