Mulher estressada, sua coluna corre perigo!

Se você é uma mulher estressada, vive tensa, nervosa ou ansiosa, saiba que você está correndo um grande perigo. Se você ainda não sente dores muito fortes nas costas, pescoço e ombros, pode apostar que isso não está tão longe de acontecer…

Meu nome é Andreza Bello, sou fisioterapeuta e especialista em postura, e não vim aqui para lhe assustar e nem agourar o seu futuro. Ao contrário, justamente por me importar com a saúde feminina é que vim fazer alguns alertas bem importantes.

Você precisa saber que cuidar da sua coluna também envolve cuidar do seu lado emocional. Então, no texto de hoje, primeiro vamos conversar um pouco sobre qual é a relação entre ser estressada e sentir dores nas costas.

Em seguida, eu vou explicar o que a sua postura atual tem a ver com o fato de você estar estressada. Você já pensou que, melhorando a sua postura, você pode se livrar das dores e ainda se sentir uma mulher mais confiante, leve e feliz?

Pois se prepare, porque, além de sair daqui sabendo de tudo isso, você vai experimentar alguns exercícios super relaxantes que eu preparei. Eles vão lhe ajudar a soltar toda a sua musculatura, como se você estivesse recebendo massagem de todas.

E, como se já não fosse o bastante, ainda separei uma surpresa muito especial para quem me acompanhar até o final dessa leitura. Mas esse presente eu só vou revelar lá no final, porque ele tem a ver com tudo o que vamos conversar agora.

Ajeite-se aí de onde está, dê uma boa esticada no corpo, respire bem tranquilamente e vamos juntas desestressar!

Você é uma mulher estressada? Entenda o que isso tem a ver com a dor no corpo!

Toda mulher que está estressada e ansiosa tende a ficar com o corpo tenso. Essas tensão, típica do stress, vai comprimindo os nossos músculos, como se fosse uma defesa para ficarmos encolhidas e distantes do perigo, mas isso gera dor.

Bem, qual de nós, mulheres brasileiras, pode bater no peito e dizer que vive uma vida 100% tranquila? Além das dificuldades que já vivemos só por sermos mulheres, ainda temos diversos desafios naturais do próprio dia a dia.

Sentir ansiedade é algo natural, porque a ela é uma emoção que nos deixa alertas para enfrentarmos situações que podem ser perigosas ou desafiadoras. Acontece que quando isso mais atrapalha do que ajuda, a ansiedade pode se tornar questão de saúde!

Para você ter uma ideia, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) mostrou que a pandemia agravou ainda mais os casos de ansiedade no Brasil, especialmente entre as mulheres.

Cobradas e estressadas: No Brasil, a maior parte das pessoas com ansiedade são mulheres!

E, se você mora em cidades grandes e movimentadas, isso também se soma ao stress do trânsito, da poluição sonora e visual e tudo o mais. Realmente não é fácil ser mulher e não ficar estressada em alguns momentos.

É claro que podemos pensar que isso tem a ver com a pressão gigante que é colocada sobre as nossas costas: cuidar da casa, da família, dar conta do trabalho e de nós mesmas. E a consequência disso somos nós quem carregamos, ou melhor, nossas costas…

Eu tenho certeza de que você já penou com dores na coluna alguma vez na vida. Ou, então, que já sentiu bastante desconforto nos ombros e no pescoço, como se estivesse muito travada e tensa e precisasse de uma boa massagem para resolver.

O que acontece é que, quando ficamos ansiosas ou nervosas, o nosso cérebro “aperta o botão do pânico” e o nosso corpo entra em modo de defesa. Daí, os nossos músculos se contraem e ficam bem tensionados e apertados.

Se um músculo é constantemente comprimido por conta do stress, ele pode ficar lesionado ou fadigado e a resposta natural para isso é a dor. Assim, entramos em um ciclo vicioso, porque se sentimos dor, ficamos ainda mais tensas e nervosas e tudo se repete.

E, se além de estar uma mulher estressada, você já não tem uma postura legal, a situação pode ser ainda pior…

Agora que você já entendeu qual a relação do stress com a dor, vai entender a relação entre ele e a sua postura atual, vem comigo!

Stress x postura: qual é a relação?

Até aqui, você já entendeu que o stress está totalmente ligado às dores no corpo. Mas e se eu lhe disser que a sua postura também tem tudo a ver com o fato de você estar estressada!?

Se você já leu este outro artigo aqui do Blog, não é novidade para você que o nosso corpo fala, às vezes mais até do que a nossa boca. Nós, seres humanos, expressamos as nossas emoções e sentimentos através da linguagem corporal.

A postura mais comum da mulher estressada é a cabeça baixa, a corcunda nas costas, o peitoral para dentro e os ombros enrolados. É quase como se o corpo quisesse se esconder da situação que despertou o stress.

Mas acontece que esse tipo de postura é bem prejudicial para a saúde da sua coluna e, adivinhe, pode gerar fortes dores…

Lembra que o stress afeta o corpo gerando tensão muscular e dor? Bem, o que você não sabe ainda é que o contrário também é verdade: o seu corpo, ou mais especificamente a sua postura, também pode mudar o seu nível de stress.

Se você é uma mulher estressada, precisa ler este texto! Vai encontrar dicas preciosas e exercícios para relaxar o seu corpo agora mesmo!
O stress piora a postura da mulher. Mas, em compensação, cuidar da postura a torna menos estressada!

Para explicar isso melhor, a psicóloga social, cientista e escritora Amy Cuddy revela em sua palestra ao Ted Talks que a nossa postura corporal envia recados para o cérebro e ele responde liberando hormônios que afetam as nossas emoções.

Se você é uma mulher com a postura mais fechada, está dizendo ao seu cérebro que está em perigo e que não é capaz de lidar com isso. E ele vai ouvir o seu recado e entrar no modo de luta ou fuga, gerando stress e tensão muscular.

Mas, ao contrário, se você passar a adotar posturas mais retinhas, com a cabeça erguida e o peito aberto, o recado que dará ao cérebro é de que está tudo bem, de que você é forte e confiante e que dá conta do recado.

Isso vai aumentar o seu nível de testosterona, que é o hormônio relacionado à sensação de poder, e diminuir o hormônio do stress, chamado de cortisol. Um jeito bem fácil de treinar as posturas de poder é começar pela Postura da Mulher Maravilha!

E, claro, além de contar com as posturas de poder, existem alguns exercícios específicos para literalmente relaxar o seu corpo se ele já estiver tenso. E eu separei alguns bem legais para você fazer junto comigo neste instante, vamos juntas?

Aprenda os 3 melhores exercícios para relaxar se você estiver estressada!

Agora, você vai encontrar 3 exercícios que vão literalmente lhe salvar naqueles dias mais puxados. Separei um alongamento para a cervical, um exercício para relaxar a lombar e um outro para quem pena com o nervo ciático inflamado.

Tem para todos os gostos, então não perca tempo e bora se exercitar com a fisio:

Exercício 1- Alongamento de trapézio

Neste exercício, você vai alongar os músculos do trapézio e dos ombros, o que vai lhe ajudar a aliviar bastante a tensão e a dor na região.
Ele vai funcionar da seguinte maneira:

  • Primeiro, sente-se com as pernas cruzadas ou se apoie sobre os joelhos
  • Em seguida, coloque os braços atrás do corpo
  • Segure um dos punhos com a outra mão (por exemplo, o punho direito com a mão esquerda)
  • Jogue a cabeça para o lado contrário ao do punho que você está segurando (se você segurou o punho direito, incline a cabeça para o lado esquerdo)
  • Puxe um pouco para baixo o punho que estiver segurando
  • Segure alguns segundos com esse movimento de puxar o punho para baixo
  • Depois, troque de lado, inverta o punho que estava segurando e, consequentemente, jogue a cabeça para o outro lado também
  • Repita o mesmo movimento que realizou antes, mas agora com o lado contrário
  • Faça esse exercício de 5 a 7 vezes para cada lado

Vou colocar aqui um vídeo para você fazer o passo a passo junto comigo! Preste bem atenção:

Exercício 2- Movimentos para relaxar a lombar

Este exercício é direcionado a quem costuma sentir bastante dor na lombar, a parte de baixo da coluna, na altura do quadril. Se você está se sentindo travada, sente essa região fisgar ou já nem consegue mais se abaixar, siga os passos abaixo:

  • Primeiro, encontre uma porta aí na sua casa ou onde estiver praticando
  • Certifique-se de que a porta e a maçaneta estão bem firmes, para evitar acidentes
  • Segure com as duas mãos na maçaneta
  • Empine o bumbum para trás e dobre um pouco os joelhos
  • Incline o corpo um pouco para a frente, mantendo as costas retas
  • “Chupe” o umbigo para trás (como se quisesse encostá-lo na coluna)
  • Agache nessa posição por 5 vezes seguidas
  • Mantenha as mãos na maçaneta e continue em posição de agachamento
  • Agora, movimente o quadril para frente e para trás em direção à porta
  • Repita esse movimento por 5 vezes seguidas
  • Para terminar, solte as mãos da maçaneta e faça mais 5 agachamentos sem apoiar na porta

Segue também o vídeo demonstrativo para você entender ainda melhor os movimentos e fazer aí da sua casa:

Exercício 3- Relaxamento para nervo ciático

Agora, você vai praticar um dos exercícios mais poderosos para aliviar a dor no nervo ciático! Você só vai precisar se deitar no chão, próxima a uma parede e seguir o passo a passo abaixo:

  • Estique as duas pernas e encoste os pés na parede
  • Escolha uma das pernas e a cruze por cima da outra
  • Dobre o joelho da perna que está por baixo, escorregando a sola do pé para baixo na parede
  • Segure nessa posição por cerca de 5 a 7 segundos
  • Depois, desdobre o joelho e suba a perna retinha, escorregando a sola do pé na parede para cima
  • Feito isso, descruze as pernas
  • Troque a posição das pernas, a que estava por baixo agora vai cruzar por cima
  • Faça o mesmo movimento
  • Repita esses movimentos 5 vezes em cada perna

Para ficar mais fácil, resolvi trazer um vídeo em que eu faço o exercício todo. Preste atenção aos movimentos e experimente fazer junto comigo:

É hora de mais um presente para você relaxar, querida mulher estressada!

Hoje, você entendeu como o stress pode ser um grande vilão da sua coluna e da sua postura. Mas, como sempre gosto de fazer, apresentei o problema, mas trouxe soluções práticas para você resolvê-lo: 3 exercícios poderosos para começar a praticar!

Cuidando do seu corpo do jeito certo, você viverá bem menos estressada!

Apesar desses exercícios que passei acima serem maravilhosos, eles são só uma parte do processo. Isso porque eles atuam como um remédio: aliviam os sintomas, mas não melhoram a causa verdadeira do problema.

Para nunca mais sofrer com dores nas costas, você vai precisar cuidar da sua postura do jeito certo!

E a hora é agora! Se você já gostou desse conteúdo, vai simplesmente amar a surpresa que preparei pra você!

Chegou o momento de eu lhe dar um presente mais do que especial: o meu Manual da Boa Postura 100% gratuito!

Ele é um livro inteirinho repleto das melhores informações que acumulei e estudei ao longo dos meus anos como especialista em postura! Lá você encontrará inúmeras dicas práticas para já começar a aplicar no seu dia a dia!

São quase 60 páginas de informações, dicas e técnicas pra quem deseja conquistar a postura dos sonhos, aprender melhor sobre todos os tipos de problema na coluna e como acabar com eles!

Eu, se fosse você, agarraria essa chance agora, porque você não paga nada e ainda sai sabendo o passo a passo completo para iniciar a sua transformação!

Para baixar o Manual é só clicar no botão abaixo. Você vai ser redirecionada a uma página de cadastro que só vai pedir seu nome e um endereço de e-mail para o qual vamos enviar o livro digital para você:

Desejo que tenha um dia muito tranquilo e livre do stress!

Beijos carinhosos,

Redação da equipe Andreza Bello.

Loading

Leia também