Coluna torta para o lado: Saiba o que é e como resolver!

Você sente que está com a coluna torta para o lado? Como se um lado de seu corpo estivesse diferente do outro?

Pois então este texto é pra você! Hoje, você vai descobrir o que isso pode significar e se há alguma forma de melhorar.

Primeiro, nós vamos juntas explorar um dos principais e mais complexos tipos de desvio postural: a escoliose. Depois de descobrir qual é o problema, você vai aprender como começar a melhorá-lo.

Sim, hoje eu vou explicar tudo o que você precisa saber pra nunca mais sofrer com isso. Chega de se incomodar com a aparência de uma coluna torta para o lado e, principalmente, chega de sofrer com dores!

Por último, tenho um presente mais do que especial pra lhe dar, se ficar comigo até o final. Assim que você descobrir o que está deixando sua coluna torta para o lado e o que tem de fazer para mudar isso, vai ganhar a chance de transformar o seu corpo aí mesmo da sua casa!

Meu nome é Andreza Bello, sou fisioterapeuta há mais de 24 anos e a maior especialista em postura no Brasil. Vem com a fisio, assim ninguém nunca mais vai lhe botar medo dizendo que você vai ficar torta pra sempre!

Escoliose: Conheça o desvio postural que deixa a sua coluna torta para o lado

A escoliose é um desvio lateralizado da coluna e, dos casos de má postura, talvez seja um dos mais complexos. Isso porque os desvios podem variar bastante e exigir mais tempo e ajuda especializada para serem melhorados. 

Normalmente, um desvio lateral começa a ser formado na fase de crescimento da criança, durante a puberdade. Se não for cuidado a tempo, a tendência é que aumente conforme a criança cresce, até mais ou menos os 18 anos de idade.

Existem alguns casos em que a pessoa já nasce com um desvio lateral na coluna, que é gerado na própria formação do bebê no útero. Esses casos são conhecidos como “escoliose congênita” e podem estar associados à outras malformações.

Após os 18 anos, o desvio para de aumentar e o grau tende a permanecer o mesmo ao longo da vida. Mas, dependendo de como foi a formação dessa coluna, os desvios podem chegar a graus altíssimos e causar verdadeiras deformidades e sérias consequências.

Além do desconforto estético, os desvios laterais podem ocasionar bastante dor. Por isso é importante conhecer alguns sinais que indiquem a presença do desvio na coluna para buscar ajuda o quanto antes.

Os principais sinais para suspeitar de uma escoliose são:

  • Apresentar um desnível exagerado entre os ombros, ou seja, um parece mais alto do que o outro
  • Um dos lados do quadril está mais “encurtado” do que o outro, gerando diferença na altura dos glúteos
  • Uma das costelas parece bem maior ou mais proeminente do que a outra, o que chamamos de gibosidade costal

A escoliose é um desvio postural comum que deixa a coluna torta para o lado

Mas, atenção: somente a olho nu, é praticamente impossível ter a certeza de um diagnóstico. Por isso, recomendo que realize um exame de raio x panorâmico da coluna, caso você desconfie que possa ter algum desvio desse tipo. 

Pelo exame, o profissional conseguirá identificar qual é o grau e o formato do seu desvio. Isso mesmo, nem toda a escoliose é igual, elas podem variar tanto no tamanho quanto nos lados para os quais o desvio segue.

Existem, por exemplo, escolioses em formato de “C”, outras em formato de “S”. Alguns desvios vão para a direita, outros para a esquerda, outros, ainda, vão para lados diferentes em cada altura da coluna.

Então, se você suspeita que está com a coluna torta para o lado, o melhor mesmo é ter certeza. Agende um exame de raio x panorâmico, porque, quanto antes você identificar o problema, mais rápido poderá tratá-lo.

Fui diagnosticada com escoliose! E agora?

Se você já tiver um diagnóstico de escoliose após ter feito os exames de raio x, existem algumas soluções que você pode buscar. A primeira coisa que você tem que saber é quão grande é o seu desvio.

Lembra que cada escoliose é única e possui características próprias? Pois é, dependendo do grau do seu desvio, as formas de melhorá-lo podem variar.

Por exemplo, se o seu desvio for muito grande, ou seja, se ele for maior do que 25 graus (pelo ângulo de Cobb), recomendo que busque um bom especialista em escoliose, que poderá ajudá-la com um tratamento mais intensivo e direcionado.

Um exame de raio x pode ajudar a identificar se sua coluna está torta para o lado

A importância de ter um acompanhamento com um BOM profissional é determinante! Infelizmente, ouço com frequência relatos de pessoas que estavam sem esperança, porque ouviram de médicos e outros profissionais da saúde que seu caso não tinha solução.

Ou, pior ainda, ouviram deles recomendações totalmente sem sentido para tentar melhorar o desvio. E quando falamos em área da saúde, que eu diria ser uma das áreas mais importantes e delicadas para a vida humana, esse tipo de conduta não pode acontecer!

Vivemos na era da informação, mas infelizmente não há muito filtro sobre que tipo de informação estamos recebendo. Com isso, muitas vezes acabamos consultando profissionais bem duvidáveis, que recomendam coisas que mais atrapalham do que ajudam

Por isso, eu resolvi separar aqui uma lista de coisas que geralmente a gente ouve que “podem ajudar a melhorar escoliose”. Vamos investigar se elas são verdadeiras, se têm fundamento e se de fato vão ajudar com o seu desvio.

Então, querida leitora, se você está com a coluna torta para o lado, vem comigo encarar umas polêmicas. Nós vamos, juntas, desmascarar cada um dos principais mitos quando se trata de escoliose, se prepare!

4 mitos comuns sobre como melhorar escoliose: Não caia nessa!

Agora é a hora da verdade! Como profissional especialista em saúde da coluna e postura, não posso deixar que informações falsas continuem sendo divulgadas.

Nós vamos investigar 4 mitos bem polêmicos sobre escoliose. Alguns deles você já deve ter ouvido de parentes, amigos e até de médicos!

É bem capaz que você mesma já tenha acreditado neles e se frustrado depois de não conseguir os resultados que esperava…

Prepare-se pra deixar de lado tudo o que você achava que sabia. Chegou o momento de entender o que NÃO vai ajudar a melhorar essa coluna torta para o lado!

Academia, musculação e exercícios comuns

Muita gente jura de pé junto que fazer academia ajuda a arrumar a postura. Mas isso é um mito e há uma explicação básica para isso.

Na academia, se realizam os exercícios de musculação, que, não me entenda mal, são ótimos para fortalecer os músculos mais gerais do corpo.

Porém, esses exercícios não são capazes de atingir a musculatura postural mais profunda, por isso, acabam não trabalhando os músculos responsáveis por manter a postura ereta ao longo do dia.

No caso específico das escolioses, ainda é necessário trabalhar cada lado do corpo individualmente. Os exercícios que você fará em academias não têm esse cuidado de lidar com cada lateral do corpo.

Alguns movimentos podem até mesmo aumentar o seu desvio. Por isso é sempre bom consultar um profissional antes de sair fazendo qualquer atividade, achando que vai melhorar sua coluna.

Então, não se engane, academia não tem o propósito de melhorar a coluna torta para o lado. Para isso serão necessários exercícios específicos e direcionados ao seu caso.

Natação

É bem comum ouvir falar por aí que a natação ajuda a melhorar a postura, especialmente escolioses. Mas isso também é um grande MITO!

É claro que a natação é uma ótima atividade, que vai trazer um melhor condicionamento físico. Porém, é um engano pensar que ela trabalha a sua postura.

Volto a ressaltar: no caso de escolioses, é necessário um trabalho personalizado para cado lado do corpo. Como o desvio é lateral, ele exige que cada parte da coluna seja estimulada para uma direção, para ir “desentortando”.

Ao nadar, você estimula o corpo como um todo, por isso é impossível que os desvios da sua coluna sejam alinhados dessa maneira. Em alguns casos, a atividade pode até aumentá-los ainda mais e piorar o seu quadro.

O melhor de tudo é cuidar primeiro da sua coluna com um método específico e adequado para isso. Depois, você estará livre para nadar tranquilamente.

RPG

A reeducação postural global, também conhecida como RPG, é uma das técnicas utilizadas para melhorar a postura. Porém, essa já é uma técnica um tanto ultrapassada, porque trabalha com posições mais estáticas, não com movimentos ativos.

Nosso corpo foi feito para se movimentar! E, no caso de quem tem um desvio lateral como a escoliose, há a necessidade de movimentar cada lado do corpo de forma diferente.

A técnica envolvida no RPG trabalha o corpo como um todo, sem esse cuidado personalizado para cada lado dele. Por isso, acaba não sendo um método eficaz para melhorar escolioses.

Pilates

Outro da série “ótima atividade física, mas não específica para a postura“.

Sim, imagino que já deva ter ouvido falar por aí que a prática do pilates vai melhorar a sua escoliose. Mas, sinto informar que isso não vai acontecer.

O pilates é uma técnica fundada por Joseph Pilates, no ano de 1920. Mas a sua proposta era aumentar a consciência corporal e estabelecer uma maior e mais harmônica relação entre a mente e o corpo.

O foco principal nunca foi melhorar a postura!

Então, se você busca aumentar sua flexibilidade, faça pilates. Já se seu foco for melhorar a sua coluna torta para o lado, o mais indicado são os exercícios posturais específicos.

Postura de Diva: O programa comprovado para você nunca mais sofrer com uma coluna torta para o lado!

Com esse artigo, você entendeu melhor o que é que está deixando a sua coluna torta para o lado. Também aprendeu alguns sinais comuns para suspeitar se você tem uma escoliose, o que fazer para ter certeza do diagnóstico e como buscar melhorar.

Além disso, apresentei pra você alguns dos principais mitos sobre como melhorar os desvios laterais da coluna. Aposto que alguns deles já tinham falado pra você que funcionaria, não é?

Mas, agora que você já sabe o que não fazer, eu quero dar um presente pra você: A solução que você tanto busca para melhorar os desvios da sua coluna de forma segura, comprovada e eficaz!

Você tem duas escolhas: pode sair desse texto sabendo tudo isso, mas escolher não fazer nada. Se fizer essa escolha, então essa leitura não será aproveitada como deveria.

Aí, as dores infelizmente vão continuar aparecendo e essa escoliose vai continuar aí, lhe incomodando. A autoestima tende a continuar péssima e você vai continuar sofrendo por algo que tem solução

Mas há outra escolha possível! Você pode optar por continuar comigo na jornada rumo à postura que você merece ter! 

Uma postura reta, muito mais confiante, elegante e, principalmente, sem dores! Você merece ter um corpo que represente a mulher incrível e poderosa que é!

Então eu quero apresentar o meu programa de ginástica postural totalmente online, o Postura de Diva!  Ele é a solução que você tanto procura para nunca mais penar com desconfortos e dores!

Postura de Diva: o programa para alinhar os desvios de quem está com a coluna torta para o lado!

No programa, você vai viver na própria pele um passo a passo que parece milagre, mas não é:

A partir da análise de sua postura e dos exames que vai nos enviar, vamos avaliar seu caso e direcioná-la aos melhores exercícios para o seu tipo de desvio. Com eles, você irá trabalhar especificamente sempre o lado de seu corpo que está mais “encurtado”.

Esses exercícios vão, literalmente, alinhar sua coluna e livrá-la, de uma vez por todas, das dores nas costas!

Assim, você trará mais qualidade e saúde para a sua vida, conquistando uma postura muito mais elegante, confiante e poderosa, que eu tenho certeza de que você merece ter!

Dá só uma olhada nessas alunas do programa, que conseguiram melhorar muito a escoliose através dos exercícios posturais:

Então, se você realmente deseja transformar o seu corpo, melhorando sua postura e acabando com as dores, faça seu cadastro clicando no botão abaixo. Assim, você já vai conhecer a página de apresentação do programa Postura de Diva!

Você merece ser feliz como uma mulher poderosa e com a postura linda e totalmente livre das dores!

Venha fazer parte desse maravilhoso grupo de divas! Decida dar esse passo na direção de uma mulher que você merece ser!

Vamos fazer a diferença!

Ah, e se você gostou e se beneficiou com a leitura desse texto, compartilhe-o com suas amigas e parentes que também sofrem com uma coluna torta para o lado!

Beijos carinhosos,

Equipe Andreza Bello.

Loading

Leia também