O que causa barriga grande: Conheça a postura ponte!

Você já quis saber o que causa barriga grande em nós, mulheres? Já deve ter reparado que, mesmo mulheres magras, podem ser barrigudas (e talvez seja esse o seu caso).

Mas então, será que a nossa barriga não tem só a ver com gordura? Esses e outros mistérios vão ser respondidos no texto de hoje.

Primeiro, você vai descobrir um pouco melhor sobre a postura ponte, que é um tipos mais comuns de má postura. Se você se identificar através do teste que vamos fazer, há grandes chances da sua barriguinha ser culpa dela.

Depois, você vai descobrir que o que causa barriga grande pode não ser só a sua postura, mas também a sua respiração! Sim, se você ficou curiosa pra saber mais, vai amar o segundo teste que separei, que vai revelar se você anda respirando pela barriga!

No final, ainda separei duas surpresas especiais pra quem ficou nessa leitura comigo! A primeira são 2 exercícios completos para você já sair daqui com a barriga diferente e a segunda eu vou contar só pra quem me acompanhar nessa leitura até o fim.

Olha, eu garanto que você sairá desse texto uma nova mulher, mais consciente e preparada para mudar! Chega de sofrer com essa barriga que não some por nada: chegou a hora da sua transformação!

Descubra o que causa barriga grande: Explicando a postura ponte e suas consequências

Você já ouviu falar na postura ponte? Pois é, este é um termo popular que cunhei pra descrever um dos tipos mais comuns de má postura.

E o nome é bem descritivo do que é esse tipo de postura: A coluna fica com uma curvatura grande, que parece literalmente uma ponte, em formato de “C”. Vou explicar melhor.

A mulher que se enquadra na postura ponte apresenta um desvio na coluna chamado de “hiperlordose”. Nesse tipo de desvio, a lombar (a parte da nossa coluna que fica na altura do quadril) está lançada lá pra frente.

E você sabe qual é a consequência direta dessa lombar mais projetada? Justamente uma aparência de barriga grande!

Além da barriguinha projetada, há outro sinal muito claro que nos ajuda a perceber se nossa postura é do tipo ponte. É só você prestar atenção se tem um buraco atrás do seu quadril, quase como se alguém estivesse constantemente empurrando ele pra frente.

A projeção da lombar na postura ponte é o que causa barriga grande em muitas pessoas

Na imagem acima, fica bem fácil perceber que se forma um vão na parte da trás da barriga. Mas ele nada mais é do que um desvio da própria coluna, que, além de esteticamente desagradável, pode causar fortes dores na lombar.

Se você já está começando a se identificar com a postura ponte, é hora de tirarmos essa dúvida de vez. Separei aqui um teste postural rapidinho que você pode fazer aí mesmo de onde estiver.

Pra fazê-lo, você só vai precisar de um espaço onde tenha uma parede. No vídeo abaixo, eu explico direitinho o passo a passo pra você acompanhar junto comigo.

Bora descobrir então se o que está causando essa barriga grande que você tanto detesta é a sua postura:

E aí, achou muito difícil? Olha, se você percebeu que não consegue encostar o seu quadril todo retinho na parede, há grandes chances de você ter sim uma hiperlordose, bem típica da postura ponte.

Mas não se preocupe, eu trago boas notícias! Saiba que esse tipo de má postura, que é o que causa barriga grande, pode ser facilmente melhorado através de exercícios posturais!

Se você já leu este outro texto aqui do Blog, sabe bem do que eu estou falando. E se não leu ainda, recomendo bastante que dê uma olhada!

Certo, agora você já está sabendo melhor se o seu tipo de postura é a ponte, não é mesmo? Então, que tal agora a gente descobrir mais um detalhe bem simples que pode estar sendo um vilão pro seu abdômen junto com a postura?!

Pois bem, vamos juntas entender como a sua forma de respirar também ajuda a manter essa barriga como uma aparência grande e inchada! Vem comigo!

Respiração: Outra vilã da nossa barriga!

Para muito além de gordura, a aparência de sua barriga pode ser afetada pela sua postura e também pela sua forma de respirar. Se você está com a barriga grande, é bem provável que a sua coluna até mesmo a sua respiração precisem de ajustes!

Primeiro de tudo, todos nós, seres humanos, precisamos respirar para continuarmos vivos, isso é óbvio. Mas o que pode não ser tão óbvio é que, com o passar do tempo, podemos aprender a respirar de maneira inadequada…

Os bebês costumam respirar com a barriguinha se mexendo junto, isso é natural. Mas a respiração ideal para uma mulher adulta é a torácica, que acontece muito mais no peitoral do que no abdômen.

Pra ilustrar isso, eu vou te propor uma pausinha na sua leitura pra fazermos mais um teste. Dessa vez vai ser para descobrir se você está respirando pela barriga, vamos lá?

  • Levante-se agora e procure um espelho que lhe permita ver seu corpo todo ou pelo menos a região da sua barriga
  • Respire algumas vezes, sem forçar nada, em frente a esse espelho
  • Agora, repare se quando você respira sua barriga naturalmente se estufa, acompanhando a respiração
  • Perceba se a sua respiração se concentra mais no seu peitoral (parte de cima) ou na sua barriga (parte de baixo)

Teste do espelho: descubra se sua respiração é o que causa essa barriga grande

Se você perceber que sua barriga fica se movendo pra frente e pra trás quando você inspira e expira, você está mantendo uma respiração abdominal no seu dia a dia. E isso costuma jogar a sua barriga cada vez mais pra frente, fazendo ela parecer estufada.

Isso acontece porque a sua lombar, que já deve estar com os músculos fraquinhos, fica sendo constantemente estimulada a lançar seu abdômen. E isso acontece por, literalmente, 24 horas do seu dia, 7 dias na semana há muitos anos.

É óbvio que, com o tempo, isso foi gerando mudanças estruturais na sua postura. Imagine só o quanto sua barriga já “caminhou” pra frente!

Mas, então, como corrigir tanto a minha postura ponte, quanto a minha forma de respirar? E é aí que entra o papel dos exercícios posturais específicos, que você vai conhecer agora!

Hora de praticar: 2 exercícios poderosos para resolver a causa da barriga grande!

Leitora querida, chegou a hora pela qual você provavelmente mais estava esperando: hora de praticar os famosos exercícios posturais!

Eu sou daquelas que reconhece a importância do conhecimento teórico, mas ainda mais de aplicar tudo isso na prática!

Então, sem mais demora, bora se movimentar e sentir na pele como a barriga já vai se transformando com esses exercícios!

Exercício Respiratório Sentada

Lembra que eu expliquei que o que causa barriga grande é uma mistura de má postura com respiração inadequada? Por isso eu trouxe aqui este exercício respiratório super simples, mas muito poderoso!

Para fazê-lo você só vai precisar se sentar e respirar do jeito que eu ensino no vídeo. Quer mais moleza que isso?

Apesar de simples, você vai notar o quão poderosos são os efeitos que ele traz para a sua região abdominal. Vamos juntas:

Exercício Respiratório Sentada

Exercício Postural

Este também é um exercício muito bom para começar a corrigir a sua postura. Consequentemente ele vai impactar na aparência da sua barriga!

Ao praticá-lo, lembre-se de procurar manter sempre o abdômen travado e ativado. Uma dica para fazer isso de forma mais fácil é imaginar que você tenta encostar seu umbigo lá na sua coluna, puxando ele pra trás e se mantendo assim.

Agora, vamos começar:

Exercício postural para melhorar o alinhamento da coluna

E aí, gostou desse segundo exercício? Já consegue perceber uma diferença no seu alinhamento corporal?

Olha só, se você sentiu dificuldade em se manter por bastante tempo nessa posição, é mais um sinal de que precisa melhorar sua postura com urgência. E quanto a isso, eu posso lhe ajudar!

Nos meus mais de 24 anos atuando como profissional de fisioterapia, desenvolvi um método eficaz e comprovado para corrigir a postura em tempo recorde! Esses exercícios que experimentou são só um gostinho de tudo o que vai encontrar nele!

Então, se você realmente quer acabar com essa barriga grande e chapar seu abdômen, vai amar a próxima surpresa que separei para você!

Presente para você: Se livre da barriga grande com o Manual da Boa Postura!

Neste texto, você entendeu que, melhorando a sua postura e ajustando a sua respiração, você pode deixar a sua barriga chapada!

Também entendeu a importância de praticar exercícios posturais nessa missão, sentindo na pele os efeitos maravilhosos de alguns deles!

Apesar desses exercícios que passei acima serem maravilhosos, eles são só uma parte do processo. Para nunca mais sofrer com uma coluna torta, você vai precisar cuidar da sua postura!

E a hora é agora! Se você já gostou desse conteúdo, vai simplesmente amar a surpresa que preparei pra você!

Chegou o momento de eu lhe dar um presente mais do que especial: o meu Manual da Boa Postura 100% gratuito!

Ele é um livro inteirinho repleto das melhores informações que acumulei e estudei ao longo dos meus anos como especialista em postura! Lá você encontrará inúmeras dicas práticas para já começar a aplicar no seu dia a dia!

São quase 60 páginas de pura informação preciosa pra quem deseja conquistar a postura dos sonhos! Eu, se fosse você, agarraria essa chance agora, porque você não paga nada e ainda sai sabendo o passo a passo completo para iniciar a sua transformação!

Pra baixar o Manual é só clicar no botão abaixo. Você vai ser redirecionada a uma página de cadastro que só vai pedir seu nome e um endereço de email para o qual vamos enviar o livro digital para você:

É rápido, fácil e, com toda a certeza, sua coluna e postura vão agradecer demais! Dá só uma olhadinha nessas alunas que aplicaram todas as dicas que fazem parte do meu método:

Aposto que você sempre quis saber o que causa barriga grande e, principalmente, como se livrar da sua. Este texto é a resposta prática!

Tá esperando o quê pra ser a próxima a conseguir transformar o corpo de vez? Já pensou chapar sua barriga assim como elas fizeram, independente do seu peso atual?

Realmente, será um sonho realizado! Por isso, espero você lá no Manual para darmos um passo a mais nessa jornada!

Beijos carinhosos da equipe Andreza Bello.

Loading

Leia também