Movimento e exercício são o melhor remédio para dor nas costas, afirmam os pesquisadores de Harvard
Você pode talvez estar pensando em fazer cirurgia ou outra intervenção mais invasiva para tratar sua dor nas costas. Mas, na verdade, o melhor remédio é o movimento e o exercício adequados.
Isso é o que afirmaram os pesquisadores de Harvard, a Universidade mais concorrida e conceituada do mundo.
Quando você torce o tornozelo, por exemplo, geralmente tem uma dor que desaparece lentamente à medida que a lesão cicatriza. Mas não é assim com dor nas costas. O alívio não parece estar ligado à cura porque a dor geralmente não está relacionada somente a uma lesão. A dor nas costas muitas vezes diminui com o tempo, mesmo quando há um problema diagnosticado como uma hérnia de disco, ciatalgia ou artrite, diz o Dr. James Rainville, professor de reabilitação na Harvard Medical School.
O interessante dos estudos é que pessoas tendem a relatar mais dor nas costas próximo de seus 40 e 50 anos de idade do que quando envelhecem. Mas a degeneração das costas geralmente aumenta com o tempo, então, logicamente, as pessoas deveriam ter mais dor – não menos – à medida que envelhecem. Só que isso não acontece. Não se sabe ao certo ainda por que isso ocorre.
Além disso, 80% dos adultos relatam pelo menos um episódio de dor nas costas. Os outros 20% nunca sentirão dores. Testes de imagem nestas pessoas sem dor mostram degeneração tanto quanto as pessoas com dor, diz o Dr. Rainville. A questão é, por que então pessoas com as mesmas coisas nas costas têm dor e outras não?
A teoria mais aceita hoje diz que, quando um problema ocorre e provoca dor, é o sistema nervoso que se adapta à dor, e é isso que faz o desconforto desaparecer ou não. E aqui é o ponto principal: Exercício e movimento podem ajudar o sistema nervoso a fazer esse ajuste mais rapidamente para a dor sumir.
A degeneração em sua coluna é uma parte natural do envelhecimento. “Uma hérnia de disco na coluna, de certa forma, não é diferente do que uma ruga no rosto, as manchas na pele por idade ou os cabelos brancos”, diz o Dr. Rainville.
Então, movimente-se adequadamente e faça exercícios corretos para o seu tipo de dor.
O que uma das maiores Universidades do mundo afirma é exatamente o que eu tenho explicado para minhas alunas. Ensine seu cérebro a acabar com sua dor com exercícios progressivos e acredite fielmente que sua dor nas costas tem cura.
Por isso que eu desenvolvi um método exclusivo de postura, para poder proteger sua coluna e se manter retinha, mais autoconfiante e elegante.
Clica no botão abaixo e conheça o método comprovado de postura para mulheres:
Um beijo,
Andreza Bello