Qual a melhor escolha para acabar com sua dor nas costas?
Embora a dor nas costas possa ser inevitável para muitas pessoas, se nós tomarmos uma decisão errada, o problema pode piorar a situação. No passado, as pessoas costumavam ter dores nas costas e geralmente não procuravam ajuda médica. Só foi realmente ao longo dos últimos 30 anos que mais e mais pessoas têm procurado cuidados de saúde para dor nas costas. Mas isso não reduziu a o número de pessoas com dor e incapacidades. Na verdade, a incapacidade da dor nas costas aumentou com o tempo.
Onde dor nas costas já foi vista como um incômodo para se trabalhar, hoje, a dor nas costas impede muitas pessoas em suas vidas. As pessoas ficaram travadas e com dor durante anos porque receberam conselhos errados, como tomar cuidado demais com a coluna e parar de se movimentar. Consequência: um ciclo de mais e mais dor. Isso vai contra tudo o que foi ensinado por décadas e agora já é comprovado.
Muitos médicos e fisioterapeutas atuais estão encorajando as pessoas a tomarem atitudes certas para acabar com a dor nas costas, dando menos ênfase no tratamento com remédios, cirurgias, massagens e terapias manuais, e mais ênfase em encorajar o movimento.
O movimento é o estímulo ideal para normalizar as respostas da dor no sistema nervoso. A diminuição mais rápida da dor acontece quando somos forçados a se exercitar o quanto antes, do que se exercitam menos.
“Este é provavelmente o resultado de um mecanismo de sobrevivência”, diz o Dr. Rainville, professor de reabilitação na Harvard Medical School.
“Se um animal na natureza não se mexer, é comido ou morre de fome”.
O movimento também parece ajudar as pessoas. “As pessoas que se movimentam – como retornar às atividades normais da casa – estão fazendo a melhor escolha”.
A cirurgia pode ser necessária somente para alguns problemas muito sérios, como estreitamento do canal medular, perda de sensibilidade na perna, incontinência de urina e fezes.
Então, se você está sofrendo de dor nas costas causada pelo desgaste normal, como artrose, hérnia de disco, bico de papagaio, a mensagem é que na maioria dos casos você não precisa parar sua vida e esperar para ficar boa novamente. Em vez disso, movimente seu corpo.
Como fisioterapeuta, eu posso ajudar você a voltar a se movimentar corretamente e aumentar gradualmente sua segurança e seu nível de atividade, para dar estímulos certos para o corpo, e você voltar a faer tudo que fazia antes.
Para isso, realize exercícios progressivos para o seu tipo de dor. Conhe;ca o método exclusivo de postura para você proteger seu corpo e se sentir mais retinha, autoconfiante.
Essa é a melhor escolha que você pode fazer agora para acabar com sua dor nas costas, apenas com exercícios, sem cirurgia e sem remédios.
Um beijo,
Andreza Bello