Não é levantar algo pesado que vai te causar dos nas costas

Não é levantar algo muito pesado que vai te causar dor nas costas!

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, raramente a dor nas costas atinge alguém enquanto está se levantando algo pesado ou realizando uma atividade intensa, como arrastarou levantar um sofá.  

“Em casos de hérnia de disco ou dor ciática, apenas 5% das pessoas estavam fazendo alguma coisa considerada esforço físico pesado, como levantar um aparelho de ar condicionado”, diz o Dr. Rainville, professor de reabilitação na Harvard Medical School.

Levantar algo pesado e travar as costas é raro de acontecer. A maioria das pessoas está fazendo tarefas simples, como se inclinar para cuspir na pia do banheiro ao escovar os dentes, ou amarrar o sapato. “Eu costumo ouvir coisas como ‘eu estava apenas pegando um lápis’ ou ‘eu espirrei'”, diz o professor.

A dor nas costas nem sempre resulta de um tecido rígido ou fraco causada pela degeneração relacionada à idade. “Não há evidências de que ter cuidado excessivo com a coluna diminuirá o processo de degeneração do disco”, diz o Dr. Rainville. Afinal, ter cuidado não interrompe nenhum outro sinal de envelhecimento, como rugas ou cabelos grisalhos. O que sabemos é que nosso estilo de vida, principalmente a mobilidade das costas, tem uma relação com a permanência das dores na coluna.

As experiências com dor nas costas podem ter muito a ver também com uma questão genética individual. “Os sintomas associados à dor nas costas são altamente variáveis”, diz o Dr. Rainville. “A dor pode durar de um dia a três meses.”

E assim como algumas pessoas são propensas a dores fortes – que podem ocorrer em pessoas com condições como a fibromialgia e até depressão – algumas pessoas podem ser menos propensas à dor.

Pesquisas mostraram que a tendência a sentir mais ou menos dores nas costas ocorre normalmente em famílias, por questões genéticas. Por exemplo, gêmeos idênticos geralmente têm histórias semelhantes de dor nas costas. Esse é o caso, mesmo que eles tenham vidas e experiências completamente diferentes – por exemplo, se um gêmeo tiver um emprego de secretária e o outro realizar trabalho pesado na construção.  Ambos poderão ter dores, mesmo com trabalho mais pesado ou mais leve.

A solução então não é investigar se você tem ou não causas genéticas para a dor nas costas, e sentar e chorar. Muito menos nunca mais levantar um sofá para arrumar sua casa ou não correr mais atrás de seu filho pra brincar com ele.

O que você tem que fazer é se movimentar corretamente com exercícios de acordo com seu estágio de dor ou suas limitações físicas atuais. Eu criei um programa exatamente para você que precisa começar a se movimentar mas não sabe por onde começar.

Como fisioterapeuta eu venho estudando durante anos esse processo de dor nas costas e agora juntei todo meu conhecimento em um único programa, não importa seu estágio de limitação ou dor. Tu do que você tem que fazer é começar a se movimentar com exercícios que soltarão suas costas e deixarão ela forte para qualquer atividade que quiser realizar.

Então clique no botão abaixo e conheça o programa. Nesse link você terá todas as informações  de valores, conteúdo e solução para sua dor.

Um beijo,

Andreza Bello

Loading

Leia também