Dor na coluna é um dos problemas mais comuns na humanidade, principalmente nos dias de hoje. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 80% dos seres humanos sofre ou sofrerá com esse mal…
Neste texto, você vai aprender quais são os 4 jeitos mais rápidos e, infelizmente, mais comuns de atrair ela até você. Mas, é claro, também vai descobrir o jeito certo para se livrar das dores para sempre!
É bem provável que você cometa alguns desses erros na sua rotina e a culpa não é totalmente sua. Vamos entender porque grande parte das pessoas ainda insiste em usar métodos ultrapassados para se livrar da dor.
Meu nome é Andreza Bello, sou fisioterapeuta há 24 anos e será um prazer acompanhá-la nessa leitura. Eu preparei surpresas especiais para livrá-la da dor na coluna e honrar a sua companhia aqui comigo!
Vamos juntas?
Escute a sua dor na coluna: ela só quer te alertar!
Já sentiu como se você fosse um imã de dor na coluna? Qualquer movimento brusco, uma noite mal dormida ou um dia mais cheio no trabalho e PRONTO, a danada da dor aparece e começa a castigar!
Bem, se esse é o seu caso, saiba que você não está sozinha… Infelizmente, as queixas de pessoas com problemas na coluna só cresce no Brasil e no mundo e isso tem uma razão de ser.
Acontece que as pessoas não sabem exatamente o que causa esse mal e acabam reproduzindo atitudes que só pioram a situação. Muitas vezes, só buscam ajuda quando o problema já ficou bem sério.
Como fisioterapeuta há 25 anos, as queixas mais comuns que recebi ao longo da vida foram justamente de mulheres que já sofriam com dores horríveis nas costas e nem tinham mais esperança de mudar.
E o pior de tudo é que essa dorzinha que você sente hoje e com a qual já até se acostumou pode se tornar um problema muito grave no futuro.
Hérnias de disco, lombalgia e crises de travamento da coluna são alguns dos muitos exemplos que eu poderia listar por aqui. Nunca é legal ignorar a sua dor, porque ela é um grande alerta para você mudar!
Pois é, pode parecer estranho, mas a dor na coluna em si não é de todo o ruim. Ela é, na verdade, uma maneira do nosso organismo nos indicar que algo não vai bem e precisa ser corrigido.
E o primeiro passo para toda e qualquer mudança em nossas vidas é o conhecimento! Quando a gente finalmente entende o que é que estava fazendo de errado, aí sim podemos escolher fazer diferente!
Afinal, ações iguais geram resultados iguais e ações diferentes podem trazer soluções! E é com esse intuito que vou apresentar agora 4 erros que você pode estar cometendo ao tentar se livrar da sua dor na coluna!
4 maneiras bem simples de estragar a sua coluna
Aposto que você estranhou esse título, não é? Provavelmente ninguém nunca te contou como estragar a sua coluna, até porque ninguém em sã consciência quer que isso aconteça.
Mas e se eu te contar que mesmo que não queira isso, é provável que esteja cometendo alguns desses erros, que convidam a dor para bater na sua porta. A partir de agora, a escolha é sua de deixá-la entrar.
Então, querida leitora, chegou a hora da verdade. Você vai explorar junto comigo as 4 formas mais comuns de atrair a dor na coluna. Está preparada?
Tentar se arrumar sozinha toda hora
A forma mais fácil de ficar com dor na coluna é não cuidar da sua postura. Isso mesmo, a má postura é a principal vilã das suas costas.
Se hoje você sofre com uma coluna toda torta, pode apostar que as dores vão aparecer, mais cedo ou mais tarde… Mas aí você deve estar pensando “Ai, Andreza, não é por falta de eu tentar” e eu sei que não.
Acontece que arrumar a sua postura não é só uma questão de vontade e muito menos de ficar se lembrando a cada 5 minutos.
Pois é, muita gente acha que tentar se arrumar sozinha é o suficiente para que a coluna fique retinha no lugar. E, bem, se você é dessas, provavelmente já percebeu que isso não muda nada e só gera frustração.
Se você realmente quer acabar com as dores causadas por uma postura ruim, precisa saber a maneira certa de fazer isso. Por isso, tenho certeza de que vai amar a surpresa que eu preparei para você hoje!
Fica comigo até o final, porque vai valer a pena!
Achar que sentir dores é normal
Pode parecer estranho, eu sei, mas MUITA gente acaba se acostumando com a dor na coluna e passa a naturalizá-la como parte da vida. Quer fazer um teste?
Basta imaginar uma pessoa idosa. Você estranharia se essa pessoa se queixasse de dores nas costas?
Provavelmente não, porque a nossa sociedade já se acostumou a associar a chegada da idade com o aparecimento de dores. Mas não deveria ser assim.
Envelhecer não é sinônimo de viver uma vida de sofrimento, minha gente. Se você cuidar da sua coluna o quanto antes, com certeza vai poder viver uma vida com muita qualidade!
E, se você já está sofrendo com incômodos, chega de se acostumar com isso! Você merece viver uma vida livre das dores e sem nenhum tipo de limitação.
Por isso, comece a desconstruir essa crença distorcida desde já: Sentir dor não é normal, independente da sua idade!
A dor é um pedido de socorro do seu corpo, é ele lhe avisando que alguma coisa não vai bem e que você precisa fazer algo a respeito!
E a melhor hora é agora, porque, neste ciclo, quanto mais você postergar, mais dores irão surgir e mais difícil se tornará o caminho! Dizer não à dor é sinal de autoamor!
Ficar sentada muitas horas em uma mesma posição
Infelizmente, grande parte dos brasileiros leva um padrão de vida sedentário. E o maior problema disso tudo é que o nosso corpo não foi feito pra ficar parado!
A grande questão é que, muitas vezes, as nossas próprias obrigações acabam nos levando a passar horas em uma mesma posição, como o trabalho por exemplo. E, adivinha: isso pode gerar dor na coluna.
E não sou só eu quem está dizendo isso. Alguns cientistas já exploraram os efeitos de se passar muitas horas sentada no trabalho.
Desses estudos surgiram pesquisas como a de Carvalho e Lessa (2014). Essa pesquisa apontou o aparecimento de doenças osteomusculares e surgimento de hérnias de disco nos trabalhadores.
E o pior é que passar muitas horas em pé também não ajuda muito… Esta pesquisa, por exemplo, mostra que dores na lombar, nos ombros e no pescoço, foram detectadas em trabalhadores que passavam muitas horas do dia em pé.
Por isso, o ideal mesmo é que reserve alguns momentinhos no seu dia para sair da mesma posição! Você pode colocar o corpo em movimento com simples alongamentos, que já vão ajudar a eliminar as tensões.
Usar coletes posturais e/ou cintas abdominais
Os famosos coletes posturais e cintas abdominais são alguns dos maiores causadores de dor na coluna. E, infelizmente, muita gente deposita suas esperanças (e seu suado dinheirinho) nesses equipamentos.
E não é à toa, já que muito se fala por aí sobre como eles “ajudam” a melhorar a sua postura. Acontece que, além de não cumprirem o que prometem, coletes e cintas trazem sérias consequências à saúde!
Temos um artigo inteirinho tratando especificamente de todos os malefícios que esses equipamentos são capazes de causar. Recomendo fortemente a leitura (e fica a dica pra jogar o seu fora o quanto antes)!
Mas, basicamente, entra a mesma regrinha que aprendemos acima: o nosso corpo não foi feito para ficar parado! Esperar que os desvios (e a dor) se corrijam com o seu corpo imobilizado pelos coletes é ilusão.
Sei que quem tem dor tem pressa, mas calma! Agora você vai aliviar essas dores do jeito certo, vem comigo!
2 exercícios para acabar de verdade com a dor na coluna!
Bem, se você chegou até aqui, já conhece as principais maneiras de acabar com a sua coluna e atrair a dor. Mas, a pergunta que não quer calar é: como, então, aliviar as minhas dores do jeito certo?
E é aí, querida leitora, que entra a primeira surpresa do texto de hoje! Preparei aqui 2 exercícios muito poderosos para você já começar a sentir bastante alívio por aí.
O primeiro deles já vai ajudar quem sofre com o nervo ciático que insiste em inflamar. O segundo é um alongamento super relaxante para toda a sua coluna e vai lhe fazer sentir muito bem!
Sem mais demora, vá para um cantinho onde possa se movimentar e vamos acabar com essa chata dor na coluna!
Exercício 1: Alongamento de piriforme
- Comece deitada, com as duas pernas dobradas
- Cruze uma das pernas por cima da outra
- Com as duas mãos, segure a parte de baixo da perna que está por baixo
- Puxe a perna para trás até o seu limite e conte 10 segundos
- Retorne as pernas à posição inicial
- Agora vai inverter as pernas, a que estava embaixo agora vai cruzar por cima
- Puxe com as mãos a perna que está por baixo e conte 10 segundos
- Repita o movimento 2 vezes em cada perna
Também separei um vídeo para você acompanhar o passo a passo juntinho comigo! Olha só:
Exercício 2: Alongamento de peitoral na parede
Segue aqui um vídeo explicativo para você praticá-lo junto comigo:
- Encontre um espaço entre duas paredes
- Posicione cada braço em uma parede, semiflexionados
- Comece com o corpo um pouco afastado e se mantenha na posição por 10 segundos
- Dê um passinho para a frente, mantendo os braços na parede e conte mais 10 segundos
- Dê outro passinho para a frente, sentindo alongar o peitoral, e conte os últimos 10 segundos
Chega de ser um imã de dor na coluna! Agora, você só vai atrair saúde e bem-estar!
Hoje, você conheceu 4 erros que muita gente comete e que servem como imãs para a dor na coluna. Mas, é claro, também praticou exercícios que realmente ajudam a mudar essa situação!
Aposto que já se sente mais aliviada e melhor do que quando chegou aqui, não é? Mas, olha só, apesar desses exercícios que passei acima serem maravilhosos, eles são só uma parte do processo.
Para você se ver livre das dores de uma vez por todas, precisa passar por um passo a passo especializado e focado no seu corpo! Então, se você já gostou desse conteúdo, vai simplesmente amar mais essa surpresa que preparei pra você!
Chegou o momento de eu lhe dar um presente mais do que especial: o meu Manual da Boa Postura 100% gratuito!
Ele é um livro repleto das melhores informações que acumulei e estudei ao longo de anos como especialista em postura! Lá você encontrará inúmeras dicas práticas para já começar a aplicar!
São quase 60 páginas de informações, dicas e técnicas pra quem deseja conquistar a postura dos sonhos, aprender melhor sobre todos os tipos de problema na coluna e como acabar com eles!
Eu, se fosse você, agarraria essa chance agora, porque você não paga nada e ainda sai sabendo mais sobre o passo a passo completo para iniciar a sua transformação!
Para baixar o Manual é só clicar no botão abaixo. Você vai ser redirecionada a uma página de cadastro que só vai pedir seu nome e um endereço de e-mail para o qual vamos enviar o livro digital para você:
Diga adeus à dor na coluna e olá para a sua nova vida!
Beijos carinhosos,
Redação da equipe Andreza Bello.