Dor na coluna é um problema que vai afetar cerca de 80% de todas as pessoas no mundo, segundo dados da OMS. Se você já está sofrendo com dores, há grandes chances de que o seu corpo esteja pedindo socorro há algum tempo!
E, bem, neste texto de hoje, nós vamos dar ouvidos a esse pedido de ajuda! Chega de penar dia e noite com a dor e de viver travando a coluna: hoje começa a sua libertação!
Meu nome é Andreza Bello, sou fisioterapeuta atuante há mais de 24 anos e a maior especialista em postura no país. Hoje, nós vamos entender quais as possíveis causas para o surgimento de dores nas costas e se o repouso é bom ou ruim nesses casos.
Pois é, esqueça tudo o que você já fez ou aprendeu para melhorar sintomas de dor na coluna. A partir de agora você vai conhecer o que realmente funciona.
Prepare-se para sair daqui dando adeus aos analgésicos e oizinho a uma nova vida! Ah, e tudo isso com um simples ajuste, que vai fazer toda a diferença na sua vida!
E como se não bastassem tantas dicas preciosas, ainda vou dar um presente pra você lá no final! Vamos juntas?!
Dor na coluna = Postura ruim + repouso!
Uma postura desalinhada é a verdadeira raíz da dor na coluna e aumenta muito as chances dela travar. Por isso, ao repousar, você não está solucionando a causa, apenas remediando os sintomas.
Agora, você vai entender melhor esse processo que, infelizmente, ainda é muito comum.
Muitas pessoas já vivenciaram, pelo menos alguma vez na vida, aqueles episódios assustadores e dolorosos em que a coluna resolve travar. Quando isso acontece, nem conseguimos nos movimentar direito, por mais que tentemos de todo o jeito.
Muitas mulheres acabam não conseguindo ir trabalhar, cuidar dos filhos ou da casa, nem fazer coisas que gostam devido a essa condição, que é realmente sofrida. Parece que o mundo trava junto com as costas…
Nessas situações, é muito comum ouvir conselhos duvidosos de parentes, amigos e até de médicos. Um dos principais e mais comuns é de que o repouso é a melhor e a única solução para melhorar, que é só ficar deitada esperando a dor ir embora.
Então você, desesperada para se livrar logo dessa crise, dá ouvidos a essas pessoas e resolve ir repousar. Mas a danada da dor não vai embora…
Você tenta não se mexer muito, mas busca ansiosamente uma posição em que a dor pareça ficar menor. Apesar disso, ela continua ali, lhe castigando, até que a última alternativa seja você se entupir de remédios para aliviá-la.
E, quando parece que finalmente se foi por um tempo, ela acaba voltando, mais cedo ou mais tarde… É problema que não acaba mais e parece que o repouso não ajudou em nada a resolvê-los.
Mas e se eu te contasse que o caminho para melhorar essa dor na coluna é justamente o oposto do que você aprendeu?
Bom, para entender por que essa crença popular de que o repouso ajuda a aliviar as dores ou a destravar a coluna é uma mentira das grandes, você precisa começar compreendendo qual a origem real desses problemas.
Quais as causas da dor na coluna?
Não existe apenas uma causa para o aparecimento de dores, seja em qualquer parte do seu corpo. Porém, existem alguns fatores que costumam ser os principais vilões da sua coluna!
Por isso, resolvi trazer aqui uma pequena listinha com as principais origens desse mal, dá só uma olhada:
- Má postura (como corcunda, escoliose e barriga projetada)
- Sedentarismo
- Excesso de exercícios
- Pegar muito peso sem fortalecer a coluna antes
- Hérnias de disco
- Lesão muscular (durante e após)
- Contratura muscular
- Nervo ciático inflamado
Qual delas será que é o seu caso, hein?
De todas essas, com certeza uma das causas mais comuns é a má postura. Sim, uma coluna cheia de desvios, com uma musculatura postural fraca e cheia de tensão acumulada, quase sempre gera dor!
Muita gente não sabe, mas melhorar a postura, acabando com a corcunda ou com a barriga mais projetada para a frente, não é só uma questão estética, mas também elimina as dores nas costas e previne as crises de travamento de coluna!
E você sabe o que isso tem a ver com o repouso? Quando você repousa, não está fazendo absolutamente nada para sanar a raíz do problema.
E quando fazemos nada, o resultado disso só pode ser: nada. É exatamente a mesma situação com os remédios, pois eles vão apenas aliviar os sintomas na hora e não curar o que está gerando esses sintomas lá.
Mas, calma! Seu caso ainda tem solução e ela se chama: exercícios posturais!
Exercícios posturais: Uma solução realmente eficaz contra a dor na coluna!
Como você viu agora, o repouso não ajuda a melhorar ou evitar as dores na coluna. Mas quando você dá ao seu corpo os estímulos corretos para ir alinhando os desvios e fortalecendo os músculos posturais, essa situação muda!
E esses estímulos podem ser conseguidos através de exercícios posturais específicos, que agem diretamente no foco do problema.
Ao realizar os exercícios posturais, você vai enviando estímulos para um grupo de músculos que têm a função de sustentar o corpo bem retinho. Eles ficam próximos da sua coluna, afinal, ela é o pilar que segura o nosso corpo no lugar.
Esses músculos provavelmente nunca foram trabalhados antes, então, devem estar bem fracos. É por isso que, até hoje, você não conseguiu se manter retinha por muito tempo, por mais que se esforçasse ao máximo.
Pois bem, conforme você vai estimulando esses músculos, eles vão ganhando força e se tornando mais fortes e capazes de manter a sua coluna ereta. E uma coluna sem desvios é sinônimo de uma vida sem dores nas costas!
Se quiser entender melhor sobre o papel dos músculos posturais no seu dia a dia, recomendo a leitura deste outro artigo aqui do Blog!
Mas, e durante a crise?
“Tudo bem, Andreza, já entendi que é importante cuidar da minha postura através dos exercícios posturais. Mas eu estou com tanta dor que a última coisa que eu quero é me mexer mais!“.
Sim, eu entendo a sua preocupação! E é justamente por isso que, antes de iniciar esse trabalho de melhorar sua postura através dos exercícios posturais, você precisa primeiro cuidar dessas dores.
Existem exercícios específicos para reduzir a dor na coluna, que são como um verdadeiro kit de primeiros socorros! A função deles é liberar toda a tensão que é criada na musculatura quando você está dolorida.
Um bom exemplo são os “exercícios de relaxamento com garrafa Pet“, que eu ensino nessa live aqui do meu canal do Youtube. Vale a pena assistir e fazer junto comigo!
Uma vez feito esse trabalho imediato de alívio da dor, você já pode iniciar a sua jornada com os exercícios posturais! Você poupa muito tempo e sofrimento se resolver o mal pela raíz ao invés de ficar esperando uma cura milagrosa só repousando.
Então, agora que você já entendeu como fazer pra nunca mais sofrer com dor na coluna, nem ficar sem fazer o que quer por conta dela, eu vou te contar um pouco melhor sobre o meu programa de exercícios posturais!
Ele foi estruturado justamente para te ajudar nessa missão de trazer mais saúde e bem-estar à sua vida!
Presente para você: Baixe gratuitamente o Manual Completo da Boa Postura!
Neste texto, você entendeu que o repouso não melhora a dor na coluna. Também conheceu a importância de melhorar a sua postura para nunca mais sofrer com nenhum incômodo nas costas.
Mas eu não quero que a sua transformação pare por aí. Se você já gostou desse conteúdo, vai simplesmente amar a surpresa que preparei pra você!
Chegou o momento de eu lhe dar um presente mais do que especial: o meu Manual da Boa Postura 100% gratuito!
Ele é um livro inteirinho repleto das melhores informações que acumulei e estudei ao longo dos meus anos como especialista em postura! Lá você encontrará inúmeras dicas práticas para já começar a aplicar no seu dia a dia!
São quase 60 páginas de pura informação para quem deseja conquistar a postura dos sonhos! Se eu fosse você, agarraria essa chance agora, porque você não paga nada e ainda sai sabendo o passo a passo completo para iniciar a sua transformação!
Para baixar o Manual é só clicar no botão abaixo. Você vai ser redirecionada a uma página de cadastro que só vai pedir seu nome e um endereço de e-mail para o qual vamos enviar o livro digital para você:
Tá esperando o quê pra ser a próxima a conseguir transformar o corpo de vez? Espero você lá no Manual para darmos um passo a mais nessa jornada!
Beijos carinhosos da equipe Andreza Bello!