Postura errada? Pare agora de tentar se corrigir!

“Olha a postura errada, menina!” “Arruma essa postura!” “Quantas vezes vou ter que repetir pra endireitar essa coluna?”

Eu tenho certeza de que você já ouviu alguma dessas frases alguma vez na vida, seja de parentes, amigos ou conhecidos. E eu aposto que quando as ouviu, tomou um susto, arrumou a postura na hora, mas voltou a cair novamente pouco tempo depois, acertei?

Não, eu não sou vidente. Sou Andreza Bello, fisioterapeuta há mais de 24 anos e hoje considerada a maior especialista em postura no Brasil e já recebi relatos de milhares de mulheres, das mais variadas idades, que, assim como você, já viveram essa mesma situação…

Por isso, este texto é para você, que sempre quis saber como melhorar a sua postura, mas sente que já perdeu as esperanças, porque aparentemente já tentou de tudo e não conseguiu resultados.

Você sente que já tentou de tudo para melhorar essa postura errada, mas não obteve sucesso?

Para você mesma, que já apelou pro pilates, pra academia, pro RPG e pra várias outras técnicas que prometiam lhe deixar retinha, mas continua corcunda, barriguda, cabisbaixa e descontente com seu corpo.

Então, para continuarmos, quero que você faça uma promessa: A partir de hoje, você não vai mais tentar melhorar sua postura sozinha, gerando mais frustração e sofrimento.

Primeiro, vamos entender por que a infância e adolescência são épocas tão importantes quando o assunto é postura. Depois, vou contar exatamente porque você nunca conseguiu melhorar a postura com nenhuma das técnicas que já experimentou até hoje.

Aí, vou revelar qual é, afinal de contas, o passo a passo que ninguém nunca contou para você corrigir sua postura de forma certa e comprovada. São 5 passos simples, mas poderosos, que são a solução que você vem buscando para realmente mudar!

Por último, vou dar um presente pra você que me acompanhar até o final! Mas esse será um presente surpresa e, olha, vai valer a pena!

Por isso, tire esse livro pesado da sua cabeça e venha comigo descobrir como realmente se livrar dessa postura errada de uma vez por todas!

Desde quando você sofre com essa postura errada?

A postura errada é um problema tão comum, que afeta mulheres e meninas de todas as idades.

Não é a toa que grande parte de nós já foi chamada a atenção para arrumar a coluna e carrega memórias disso até hoje. Se você já levou bronca por conta da sua postura quando era mocinha, seja bem vinda ao clube.

E vamos ser sinceras? É muito chato ficar sendo alertada sobre uma coisa que você até se esforça pra mudar, mas não consegue…

Eu tenho certeza de que, ao ser chamada a atenção, você se sentiu frustrada, triste ou até zangada. E se sentiu assim, porque sabia muito bem que não estava corcunda ou desalinhada porque queria.

Aposto que você até tentava se lembrar em grande parte do dia, de ficar com a coluna ereta, mas não adiantava muita coisa… Quando menos esperava, lá estava você com a postura tombada de novo...

Então, se você se identificou com essa história tão comum e, pior de tudo, se essa é a sua história de vida até hoje, você já percebeu que tentar se lembrar de melhorar a postura errada só traz como resultados ainda mais frustração e vergonha.

E não se sinta sozinha, viu? Vou contar uns dados pra você que vão lhe deixar de boca aberta, olha só:

Uma pesquisa realizada com 864 estudantes na região Sul do país, revelou altos índices de desvios posturais entre as crianças! E, olha só, para alguns tipos de desvio, a faixa etária dos 8 aos 12 anos é considerada um fator de risco (BUENO; RECH, 2013).

Grande parte das mulheres já sofre com uma postura errada desde pequenas

Isso quer dizer que grande parte das crianças, assim como foi com você, já sofre com desvios na coluna e problemas para se manterem retinhas. E você sabe porque isso acontece?

Bem, basicamente a infância e o começo da juventude são fases extremamente importantes para o desenvolvimento saudável (ou não) do seu corpo e o mesmo vale para a sua coluna.

Pois é, se você não passa a tomar certos cuidados desde que é mocinha, o seu corpo vai crescer de qualquer jeito. Com isso, a coluna pode vir a se desenvolver com desvios.

Aí chega a adolescência e o problema piora: Vem aquele medo de ser julgada pelos outros, a insegurança com o próprio corpo, a vergonha dos seios (que, na nossa cabeça, ou são grandes ou pequenos demais), a comparação e a timidez

E o que costuma acontecer com muita frequência é que a postura piora, já que grande parte das jovens se curva e se fecha para se esconder. É quase como se tentassem ficar invisíveis dentro do próprio corpo, murchando e ficando com uma postura cabisbaixa.

Aí, essa jovem, que já tem uma postura ruinzinha desde criança e que veio a piorar na adolescência chega até a fase adulta e reclama de fortes dores nas costas, que ela “não sabe” porque apareceram.

Ou deixa de sair para se divertir, porque sente que nenhuma roupa lhe cai bem, tem vergonha de prender o cabelo e mostrar o calombinho na nuca. Ou então já até perdeu oportunidades de emprego porque tem uma postura que demonstra insegurança e fragilidade.

Essa trajetória de vida possivelmente é parecida com a sua e eu estou certa de que você faria diferente se soubesse como. Então, hoje, eu vou revelar esse mistério para você.

A partir daqui, você vai saber exatamente porque nunca conseguiu melhorar sua postura, por mais que tenha se esforçado tanto. E, mais do que isso, vai sair desse texto sabendo como exatamente se livrar dessa postura errada e transformar o seu corpo!

Descubra porque você nunca conseguiu melhorar a postura até hoje

Olha, se você chegou até aqui, provavelmente é porque se identificou com o caso tão comum de mulheres que vem arrastando uma má postura desde que se conhecem por gente.

Ou pode ser que nunca havia tido uma postura errada, mas acabou desenvolvendo depois que engravidou ou se acidentou e está desesperada sem saber se vai voltar ao normal.

Então, chega de mistério, bora entender por qual motivo você não conseguiu melhorar até hoje.

Pra isso, vamos começar com um pequeno teste. Você vai, agora, encontrar uma listinha com as principais formas que as pessoas buscam para tentar melhorar a postura e vai contar quantas delas você mesma já tentou.

Seja bem sincera, hein?

  • Pilates
  • Academia
  • Natação
  • RPG
  • Usar coletes ou cintas posturais
  • Manter um livro na cabeça para melhorar a postura errada

E aí, contou?

Agora, quero que pense quantas delas realmente trouxeram resultados eficazes e duradouros para a sua postura.

E eu acho que já sei a resposta

O que acontece é que NENHUMA dessas técnicas realmente ataca a raíz do problema. Nenhuma delas melhora o que está lhe causando essa postura errada: Sua musculatura postural enfraquecida.

Sim, não importa quantas horas você passe malhando na academia, nem se você nada desde os 10 anos de idade. Se você não investir no fortalecimento dos músculos específicos que são responsáveis pela boa postura, nada disso terá valor.

E é exatamente essa a mesma razão pela qual você nunca conseguiu se corrigir sozinha, ainda que sua mãe passasse a maior parte do dia batendo nessa tecla. Não adianta só ter força de vontade, se você não tiver força muscular!!

Pense comigo: Para um carro se mover, o que é preciso?

Bom, basicamente que haja um motorista e também que ele esteja funcionando direito, bem abastecido de combustível, certo?

Você é a motorista do seu corpo, tem a força de vontade necessária para querer ficar retinha. Mas se a parte mecânica do seu corpo não estiver funcionando como deveria, de nada vai adiantar você querer.

Seu corpo é como um veículo, as peças tem de funcionar direito para que você possa dirigí-lo como deseja

Pode fazer mil e uma orações, usar o colete que quiser, mas se seus músculos não trabalharem a seu favor, querida leitora, a resposta será somente uma: Sua postura vai continuar errada.

“Tá, mas como me livrar dessa postura errada de verdade?”

Bem, até aqui você já entendeu que sozinha, infelizmente você não vai conseguir corrigir a sua postura. Nem mesmo através de técnicas que não sejam específicas para isso.

Mas você deve estar curiosa para descobrir como, então, você pode fazer para eliminar essa postura errada da maneira certa. E a resposta para isso é que na realidade se trata de um processo.

Por isso, separei uma listinha com o passo a passo de como você pode conseguir melhorar a sua postura e, assim, transformar o seu corpo como um todo.

Agora, você vai entender cada etapa necessária para nunca mais sofrer com as consequências de uma postura errada. Confira só:

Primeiro passo: Ganhar consciência corporal

O primeiro passo para qualquer pessoa que deseja melhorar a postura do jeito certo é ganhar consciência corporal. Afinal, para compreender se você de fato possui uma postura ruim, é preciso conhecer o seu corpo.

Por isso, vou deixar recomendado este outro artigo aqui do Blog, no qual você pode fazer um teste chamado de “checklist postural”, que vai revelar se você de fato tem uma postura errada.

Além disso, a própria prática de exercícios específicos para a saúde da coluna já vai trazendo um novo nível de consciência corporal, porque você vai passar a estimular músculos do seu corpo que você nem sabia que estavam aí, porque nunca foram trabalhados.

Segundo passo: Estimular e ativar os músculos certos através dos exercícios posturais

Esses músculos que foram mencionados no passo acima são chamados de posturais e compõe um grupo muscular bem específico, que tem a missão de sustentar o corpo em uma postura retinha e alinhada.

O que acontece é que os coitadinhos nunca são trabalhados no nosso dia a dia, já que grande parte das pessoas está presa em estilos de vida sedentários.

Mesmo aquelas que praticam atividades físicas não atingem essa musculatura que é mais profunda e precisa de estímulos específicos.

Daí, esses músculos posturais ficam “adormecidos” e fraquinhos, ou seja, eles existem em você, como existem em todo o ser humano, mas não estão fazendo o trabalho que deveriam. É quase como se fossem funcionários que passam o dia todo sentados sem produzir.

Mas, quando você passa a oferecer os estímulos certos através dos exercícios posturais, eles acordam e vão se tornando mais fortes a cada dia! Uma vez fortalecidos, eles já serão capazes de cumprir o seu papel de mantê-la retinha ao longo do dia todo!

Terceiro passo: Passar a respirar do jeito certo

Sim, a sua respiração tem TUDO a ver com a sua postura! A grande maioria das pessoas respira de forma incorreta, pela barriga, sendo que poderiam estar utilizando todo o potencial de seus pulmões se respirassem mais “em cima”.

Não entenda mal, a nossa barriga é super importante, mas a sua função não é respirar! Para isso temos dois pulmões bem fortes e prontinhos pra dar conta do recado.

Quando você passa a praticar exercícios respiratórios para ir automatizando uma respiração mais torácica do que abdominal, você incentiva seu corpo a se alinhar, porque a barriga não vai mais ficar se jogando para a frente a cada nova inspiração.

E sabe qual o resultado disso? Um abdômen mais chapado e uma lombar sem dores!

Quarto passo: Alinhar os desvios da coluna e fortalecer a musculatura postural

Uma vez que você vai ativando a sua musculatura postural através dos exercícios posturais, automaticamente a sua coluna vai sentindo esses efeitos também.

Isso acontece porque ao mesmo tempo em que os músculos que ficam em torno da coluna vão ganhando resistência, eles também vão se tornando capazes de segurá-la bem retinha no lugar. Isso vai, aos poucos, corrigindo os principais desvios que ela apresenta.

Então, se hoje você está corcunda, é porque sua musculatura postural está fraca e, consequentemente, sua coluna foi tombando com os anos, por não contar com nenhum tipo de sustentação muscular que a impedisse de cair.

É uma lógica simples, se pararmos pra pensar: Sem tijolos fortes, qualquer pilar desmorona, ou seja, sem músculos fortes, sua coluna só tende a cair…

Então bora contar com os exercícios posturais para ficar com os músculos poderosos e uma coluna bem retinha, saudável e sem desvios!

Quinto passo: Manter os resultados no corpo e automatizar a boa postura

Assim que os principais desvios de sua coluna estiverem corrigidos e sua musculatura postural estiver mais resistente e fortalecida, você deve realizar exercícios focados na manutenção desses resultados no seu corpo.

Afinal, ninguém quer ficar refém de exercícios pra vida toda né?

Uma das principais queixas que recebo até hoje de mulheres que recorreram a técnicas como o RPG para corrigir a postura é que se dedicaram por muito tempo (às vezes por anos) e os resultados eram muito demorados, ou nem apareciam ou, ainda, sumiam assim que elas paravam de fazer, voltando à estaca 0

E foi pensando nisso que desenvolvi um método que permite que as mulheres passem por todas essas etapas de correção postural, mas sem ficar escravas dos exercícios.

Com ele, você melhora sua postura e mantém os resultados incríveis no seu corpo de forma definitiva. Isso quer dizer que mesmo depois que a sua jornada com o método se encerrar, você vai continuar se beneficiando dos resultados para sempre!

E, agora, chegou a sua vez de conhecer mais sobre esse método que vem ajudando milhares de mulheres, dentro e fora do Brasil, a conquistarem a postura que sempre desejaram!

Presente para você: Se livre da barriga grande com o Manual da Boa Postura!

Neste texto, você descobriu o porquê de não ter conseguido melhorar sua postura até hoje. Além disso, também conheceu um pouco mais sobre o passo a passo para começar a alinhá-la de vez.

Eu tenho certeza de que você já aproveitou bastante o conteúdo tão importante do texto de hoje. E, se você realmente se interessa por conhecer mais sobre postura, vai simplesmente amar a surpresa que preparei pra você!

Chegou o momento de eu lhe dar um presente mais do que especial: o meu Manual da Boa Postura 100% gratuito!

Ele é um livro inteirinho repleto das melhores informações que acumulei e estudei ao longo dos meus anos como especialista em postura! Lá você encontrará inúmeras dicas práticas para já começar a aplicar no seu dia a dia!

São quase 60 páginas de pura informação pra quem deseja conquistar a postura dos sonhos! Se eu fosse você, agarraria essa chance agora, porque você não paga nada e ainda sai sabendo o passo a passo completo para iniciar a sua transformação!

Pra baixar o Manual é só clicar no botão abaixo. Você vai ser redirecionada a uma página de cadastro que só vai pedir seu nome e um endereço de email para o qual vamos enviar o livro digital para você:

Espero você lá no Manual para darmos um passo a mais nessa jornada!

Beijos carinhosos da equipe Andreza Bello.

Loading

Leia também