Qual de nós, mulheres, nunca sentiu dores no pescoço e na nuca, principalmente após um dia cheio e corrido? Com a nossa rotina atarefada, parece que toda a tensão acaba se acumulando nessa região…
Conhecemos muito bem o peso de sermos mulheres em uma sociedade como a nossa: jornada dupla, ter que dar conta de tudo no trabalho e depois em casa. Não é fácil, e o corpo cobra!
Como fisioterapeuta há mais de 2 décadas, uma das queixas que mais recebo das mulheres que chegam a mim, sem dúvidas, é a sensação de estarem travadas e tensas, o que costuma acabar em dores. Daquelas que fazem pensar que só uma massagem tailandesa em um SPA 5 estrelas poderia resolver.
E isso ainda piora nos tempos em que o trabalho remoto ficou mais comum! Se já não bastavam as horas que passávamos olhando para a tela do celular, trabalhar horas sentada em uma mesma posição só aumentou ainda mais o número de casos como esse.
Mas, o que eu vim lhe ensinar hoje é que você não precisa ir à Tailândia pra se livrar de uma vez dessa sensação de dores no pescoço e na nuca.
É possível conseguir relaxar e soltar essas tensões aí mesmo de onde você está, é só vir comigo nessa leitura rápida, mas transformadora!
Então, bora eliminar essas dores no pescoço e na nuca com dicas práticas e 2 exercícios poderosos que eu vou ensinar aqui nesse artigo!
Dores no pescoço e na nuca: Quais as principais causas?
As dores no pescoço e na nuca normalmente são ocasionadas por tensão acumulada na região, o que costuma ocorrer em especial nas rotinas corridas e turbulentas como as que nós, da cidade, vivenciamos… Com a correria, não costumamos dedicar muito tempo para cuidar de verdade da nossa postura e do nosso corpo no geral.
Vai me dizer que você não gasta bastante tempo do seu dia olhando para telas? Pois é, infelizmente essa é uma realidade a cada dia mais comum, em especial com a chegada da pandemia, que forçou muitas pessoas a migrarem de vez para o universo virtual.
Chamadas online, videoconferências, aulas EAD, vídeos e redes sociais… Muitos estímulos e, com eles, muito tempo sendo utilizado em frente aos aparelhos eletrônicos.
Haja pescoço que aguente! Para você ter uma noção, os brasileiros conseguiram atingir a marca de serem o povo que passou mais horas diárias no celular, segundo essa matéria do G1 aponta.
Com períodos tão extensos em que nossa cervical (a parte da coluna que abrange nossa cabeça, pescoço e nuca) fica inclinada e sobrecarregada, é claro que as dores tendem a aparecer e nos castigar…
Mas, para você compreender melhor essa situação, vou listar agora quais os fatores mais comuns que podem levar a sensações incômodas e chatinhas nessa área tão sensível do nosso corpo.
Muito provavelmente um dos itens dessa lista é o culpado pelas dores fortes que você vem sentindo e pela necessidade urgente de que faça alguma coisa para aliviá-las!
Então, preste bem atenção nessa lista e tente investigar qual dessas é a situação que está vivendo no momento, porque saber o que acontece é o primeiro passo para mudar aquilo que nos desagrada!
Vamos lá, essas são as principais causas de dores no pescoço e na nuca:
- Tensão muscular (o que pode ter a ver com a má postura e com as horas excessivas nas telinhas)
- Dormir de mau jeito (o que costuma acontecer principalmente naquelas sonecas rápidas de tarde)
- Lesionar a região do pescoço e da nuca enquanto pratica uma atividade física sem o preparo adequado
- Estresse do dia a dia (sim, as nossas emoções afetam diretamente o nosso corpo e podem gerar tensão e até dores no pescoço e na cabeça!)
- Torcicolo
Aposto que você identificou uma ou até mais de uma dessas situações no seu caso. Portanto, é hora de fazer alguma coisa a respeito!
Viver com dores é horrível e ninguém merece passar por isso, muito menos se acostumar com elas! Você merece viver uma vida plena, feliz e saudável!
Mas, agora que você já descobriu quais as principais causas para as dores no pescoço e na nuca que está sentindo, quero me aprofundar na explicação de uma delas, que é bem comum (com certeza você já teve a infelicidade de encarar) e com a qual muita gente não sabe como lidar: O torcicolo!
Torcicolo: Um grande causador de dores no pescoço e na nuca!
Bem, um dos principais vilões causadores de dores profundas na região do pescoço é o infame torcicolo. Ele mesmo, que não a deixa nem mexer a cabeça quando resolve aparecer.
É uma dor que ninguém gosta de sofrer, mas há uma explicação para ela aparecer: O torcicolo é uma condição que acontece quando os músculos do pescoço ficam contraídos.
Isso pode acontecer após darmos um mau jeito na região– sabe aquelas noites de sono ou mesmo a sonequinha no sofá em que dormimos todas tortas?- o que costuma acumular tensão e facilita essa contratura muscular de um ou mais músculos.
Há, também, alguns casos raros em que existem fatores genéticos envolvidos, ou seja, pessoas que já nascem com certa tendência herdada de desenvolverem torcicolo. Ainda assim, a grande parcela de casos que recebo parecem ser condições mais pontuais.
Essa contração da musculatura do pescoço força a pessoa que está com torcicolo a inclinar a cabeça para uma direção, ficando bem limitada em seus movimentos (porque dói demais)!
Na maioria dos casos, acontece em um lado só do pescoço, por isso somos obrigadas a jogar a cabeça pro lado oposto para evitar a dor.
Mas, o que você deve estar se perguntando é: como melhorar esse torcicolo o quanto antes?
Bem, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que, por se tratar de um processo parecido com uma inflamação, é necessário que se respeite o tempo do próprio corpo para ir se recuperando dessa condição, o que costuma levar uma média de 3 dias.
Mas, atenção, isso não quer dizer que você não pode fazer nada para ajudar enquanto espera! Aliás, a regra de ouro quando se trata de dores e que eu já ensinei neste outro artigo aqui do blog é: quanto menos você se movimentar, pior vai ficar.
Tomados os devidos cuidados e respeitando os limites de movimentação que o torcicolo ocasiona, é possível aplicar algumas técnicas para acelerar o processo de recuperação do corpo.
Por isso, resolvi separar algumas dicas preciosas que você vai poder aplicar sempre que sofrer com o torcicolo. Vamos lá:
Aplicação de compressas quentes
Sim, ao contrário do que muitos pensam, o gelo não é o mais indicado para melhorar o torcicolo.
Melhor que isso vai ser você contar com o poder do calor para ir soltando aos poucos essa musculatura que está contraída. As compressas quentes ajudarão certamente a relaxar os músculos e progressivamente diminuir as dores no pescoço e na nuca.
Realizar alongamentos leves
Você pode ajudar seu corpo a se recuperar da contração do torcicolo se praticar alguns alongamentos curtinhos, sempre movimentando até onde der para mexer. Nunca force além dos limites, mas também não opte pelo sedentarismo que- você já está cansada de saber- não vai ajudar em nada.
Executar automassagens
Outra opção super eficaz é realizar algumas automassagens bem levinhas para ajudar a relaxar e soltar os músculos do pescoço e da nuca. Você pode aplicá-las com suas próprias mãos com movimentos bem suaves em torno da região dolorida.
Agora que você entendeu quais as principais causas dessas dores chatinhas no pescoço e na nuca, além de aprender algumas técnicas bem úteis para o caso de estar passando por uma crise de torcicolo, quero propor algo bem diferente!
Chegou a hora de você colocar em prática alguns exercícios poderosos para relaxar e soltar bem a região do seu pescoço, que provavelmente está bem travada e com tensão acumulada!
Então, separe aí alguns minutinhos e vem junto comigo, porque nós vamos rapidamente experimentar o poder desses alongamentos, fáceis, práticos e relaxantes! Bora lá!
Hora de colocar em prática: 2 exercícios poderosos para aliviar a tensão no pescoço e na nuca!
Sem demora, vou passar agora 2 exercícios bem rapidinhos, mas SUPER PODEROSOS para você aliviar agora mesmo os sintomas de tensão e dores no pescoço e na nuca.
Pode confiar, que, após realizá-los, você já estará bem melhor!
Então, arrume um cantinho onde possa ter alguns momentos para se exercitar e vem comigo!
Exercício 1- Alongamento de trapézio
Neste exercício, você vai alongar os músculos do trapézio e dos ombros, o que vai lhe ajudar a aliviar bastante aquelas sensações de dores no pescoço e na nuca!
Ele vai funcionar da seguinte maneira:
- Primeiro, sente-se com as pernas cruzadas ou apoiada sobre os joelhos
- Em seguida, coloque os braços atrás do corpo
- Segure um dos punhos com a outra mão (por exemplo, o punho direito com a mão esquerda)
- Jogue a cabeça para o lado contrário ao do punho que você está segurando (se você segurou o punho direito, incline a cabeça para o lado esquerdo)
- Puxe um pouco para baixo o punho que estiver segurando
- Segure alguns segundos com esse movimento de puxar o punho para baixo
- Depois, troque de lado, inverta o punho que estava segurando e, consequentemente, jogue a cabeça para o outro lado também
- Repita o mesmo movimento que realizou antes, mas agora com o lado contrário
- Faça esse exercício de 5 a 7 vezes para cada lado
Vou colocar aqui uma imagem, de frente e de costas, realizando o movimento de um dos lados para você compreender com mais clareza. Preste bem atenção:
Exercício 2- Mobilização neural de braços
Este exercício vai lhe ajudar a alongar toda a musculatura do seu pescoço e dos ombros! Então, você vai fazer assim:
- Sente-se (ou continue sentada, se fizer logo em seguida do outro exercício)
- Comece esticando um dos braços para o lado (por exemplo, o braço direito)
- Incline a sua cabeça para o lado oposto ao do braço esticado (se esticou o braço direito, a cabeça inclina para o lado esquerdo)
- Em seguida, volte a cabeça para a posição central, ao mesmo tempo em que dobra o punho do braço que estava esticado, fazendo um movimento de “vem cá”
- Repita esse movimento 10 vezes: toda a vez que o braço estica, a cabeça vai para o lado oposto. Quando a cabeça retorna, o punho se dobra em sua direção.
- Após fazer as 10 vezes de um lado, volte a cabeça devagar
- Fará a mesma coisa com o outro braço (se começou o exercício com o braço direito, vai passar a fazer com o esquerdo), jogando a cabeça para o lado oposto ao do braço.
Seguem aqui algumas imagens para ilustrar melhor a sequência de movimentos que você deverá realizar nesse exercício, fique atenta:
Muito bem! Com certeza está se sentindo mais livre, leve e solta, não é?
Esse é o poder de realizar exercícios certos e preparados para cuidar da sua saúde! Mas esse é só um gostinho de tudo o que você ainda pode ter.
Agora, conforme o prometido, você vai ganhar uma surpresa especial por ter me acompanhado nessa leitura até aqui!
Neste texto, você entendeu que a má postura pode ser a grande vilã causadora de dores no pescoço e na nuca. Também aprendeu alguns exercícios poderosos para eliminar a tensão e viver mais livre, leve e solta.
Apesar desses exercícios que passei acima serem maravilhosos, eles são só uma parte do processo. Para nunca mais sofrer com uma coluna torta, você vai precisar cuidar da sua postura com o método certo!
E a hora é agora! Se você já gostou desse exercício, vai simplesmente amar a surpresa que preparei pra você!
Chegou o momento de eu lhe dar um presente mais do que especial: o meu Manual da Boa Postura 100% gratuito!
Ele é um livro inteirinho repleto das melhores informações que acumulei e estudei ao longo dos meus anos como especialista em postura! Lá você encontrará inúmeras dicas práticas para já começar a aplicar no seu dia a dia!
São quase 60 páginas de pura informação preciosa pra quem deseja conquistar a postura dos sonhos! Se eu fosse você, agarraria essa chance agora, porque você não paga nada e ainda sai sabendo o passo a passo completo para iniciar a sua transformação!
Pra baixar o Manual é só clicar no botão abaixo. Você vai ser redirecionada a uma página de cadastro que só vai pedir seu nome e um endereço de e-mail para o qual vamos enviar o livro digital para você:
Tá esperando o quê pra ser a próxima a conseguir transformar o corpo de vez?
Realmente, será um sonho realizado! Por isso, espero você lá no Manual para darmos um passo a mais nessa jornada!
Beijos carinhosos da equipe Andreza Bello.